- Área: 2 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh, Ali Daghigh
-
Fabricantes: Hansgrohe, Cerocuarenta, Duravit, Efapel, Kavir, Lennox, Qazvin glass, Venus glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Niloofar 22 é um edifício com 10 unidades de apartamentos. Em Teerã, encontramos um tipo de edificação resultante da dominação econômica do mercado e do sistema estrutural sobre a forma arquitetônica. A tipologia bidimensional típica, juntamente os sistemas construtivos comuns, buscam respostas fáceis e prontas, dificultando assim o surgimento de formas arquitetônicas mais sofisticadas e não testadas. Este projeto é um esforço para combater essa condição em Teerã.
O principal conceito para mudar esta condição neste projeto foi dividir a volumetria, separando-a em caixas individuais e, em seguida, redefinindo-a, de forma que essas caixas fossem dispostas umas ao lado das outras em uma nova ordem. As caixas têm duas faces opostas faltantes. Por uma rotação de 90 graus ao longo do eixo vertical, são criados dois grupos distintos de caixas. O primeiro grupo é das caixas com faces vazias em direção à fachada, fornecendo luz e ventilação; e o segundo grupo é composto por aquelas que apresentam uma superfície sólida e que podem formar espaços semi-abertos para varandas.
A redefinição da volumetria através da disposição irregular das caixas contraria os sistemas convencionais horizontais e verticais na fachada e muda a percepção visual dos níveis comuns no prédio. Portanto, Niloofar 22 é resultado de um esforço para questionar a tipologia convencional, buscando encontrar e experimentar novas possibilidades e ideias.