-
Arquitetos: André Simão & Nuno Bessa
- Área: 467 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Carlos Eduardo Vinagre
-
Fabricantes: Barbot, Cortizo, Instone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no final dos anos 40, o Bairro de Casas Económicas Marechal Gomes da Costa mantém boa parte da sua identidade urbanística e arquitetônica. Uma malha ortogonal de moradias de pequena dimensão, arruamentos e passeios de perfil largo, entrecruzados por travessas secundárias. O tempo trouxe-lhe uma segunda natureza: situado numa das zonas mais caras da cidade, foi assimilado pelo tecido social dominante e boa parte das habitações foram renovadas para atender novas necessidades, sem prejuízo aparente da imagem original, defendida por um plano estrito de manutenção do desenho e materialidade das fachadas.
O projeto previu a transformação de duas moradias geminadas numa só unidade e um incremento das funções e da capacidade de alojamento. A estratégia fundamental passou pela caracterização inequívoca do edificado existente – que preserva a identidade formal e construtiva - e pela introdução de uma linguagem confrontacional que identifica as novas funções. Foram acrescentados um piso em cave que se articula com o exterior através de 3 pátios, e um elevador visualmente desligado do corpo principal da moradia.
A construção existente foi suspensa numa estrutura provisória para permitir a construção de um piso enterrado, demarcado formalmente da casa original pelo desenho imprevisto dos pátios de iluminação/ventilação e pelo revestimento em pedra. O interior é dominado pelo mezanino central, que distribui e agrega funções e linguagens. Os arranjos exteriores privilegiam a presença e ação da vegetação, estudada para cobrir, com a passagem do tempo, os elementos arquitetônicos adicionados ao edifício da cota de soleira para cima: elevador e pérgula sobre a entrada principal da habitação.