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Arquitetos: NextOffice–Alireza Taghaboni; Alireza Taghobani with Sepideh Sarafzadeh, Mojgan Ziaei, Shahab Ramezani, Peyman Nozari, Morvarid Momayezan, Mehrdad Makaremi
- Área: 1 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Deed Studio, Hamoon Moghaddam, Parham Taghioff, Majid Jahangiri
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sempre uma questão controversa, o abismo entre gerações aumentou ainda mais nos dias de hoje. Esta lacuna, juntamente com outras lacunas culturais e sociais, levou à crença de que para viver no Irã é necessária a coexistência de estilos de vida diversos ou mesmo contraditórios que criam uma sociedade heterogênea. Esta diversidade nos estilos de vida, particularmente em casos como o público versus o privado, o tradicional versus o moderno, o masculino versus o feminino, parece ser mais ousada, cujos efeitos, nas abordagens dos projetos arquitetônicos ao longo da história, podem ser observados na relação entre cheio e vazio, hierarquia e sequência espacial. Essas diferenças podem ser vistas na arquitetura de várias regiões do Irã – diferenças que normalmente se originam das várias ideologias culturais e religiosas, assim como das diversas regiões do Irã.
Esta questão se manifestou de forma diferente na arquitetura das várias áreas geográficas do Irã, uma vez que essas áreas foram influenciadas por seus pontos de vista religiosos e condições regionais. Nas regiões do norte, onde as interações sociais puderam se desenvolver mais livremente, a vida fluiu mais comumente em áreas públicas e nos espaços semi-públicos que cercam os núcleos rígidos das casas. No entanto, nas regiões centrais do Irã, os espaços vazios são situados dentro dos prédios, e para acessá-los, é necessário que se passe por espaços controlados. No projeto Duplo Safadasht, fizemos o nosso melhor para perceber essas diferenças e criar métodos de coordenação variados para vinculá-las.
A demanda do cliente era por um edifício no primeiro lote para sua família religiosa, que praticava rituais religiosos nos meses lunares de Moharram e Ramadã, e outra edificação no lote adjacente destinado a festas noturnas. A proposta, que foi construída com duas estruturas separadas, é composta por dois edifícios conectados por uma ponte. O primeiro, feito de tijolos, foi projetado para os pais, enquanto o segundo edifício, destinado a festas e predominantemente feito de vidro, estaria principalmente à disposição do membro mais novo da família. As edificações foram projetadas de tal forma que, se houvesse a oportunidade, elas pudessem ser separadas e vendidas.
O esquema do primeiro edifício é baseado em um pátio central com a construção em torno dele, com paredes de tijolos e inúmeras janelas. O esquema do segundo edifício apresenta um núcleo rígido cercado por espaços públicos e semi-públicos. Além disso, no edifício para festas, tentou-se criar um espaço aberto fluido através da conexão do núcleo rígido a um teto suspenso de modo a enfatizar a dissimilaridade dessas duas estruturas. Mostrar e refletir o paradoxo predominante no nosso cotidiano foi o principal desafio neste projeto, e a incongruência presente na estrutura do projeto reflete perfeitamente suas aplicações contrastantes, de forma que cada grupo com suas características conflitantes é capaz de viver sem perturbar o outro, assim como acontece na vida cotidiana de uma família.