- Área: 190 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Juliano Mendes
-
Fabricantes: Ampla Móveis e Decor, Espaço do Piso, Ilumine, Marmogran, Móveis Taschetto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Minas traduz com originalidade, e forte identidade própria, o estilo de vida e a personalidade da jovem família. De forma elegante e com desenho exclusivo de mobiliário sob-medida, a paleta de cores equilibradamente composta pelo azul, concreto, cinza e madeira, traz um caráter contemporâneo e jovial ao apartamento.
A funcionalidade e flexibilidade aparecem, além do planejamento cuidadoso do mobiliário, através das várias possibilidades de comunicação e integração entre os ambientes. Estas estratégias atendem tanto as situações do dia-a-dia quanto jantares e recepções de amigos.
A grande área integrada contempla as áreas do hall, churrasqueira, sala de estar e sala de jantar além da possibilidade de integração com cozinha e escritório. Nela os espaços estabelecem uma relação dinâmica entre si, através da permeabilidade visual direta ou através de elementos translúcidos.
O painel ora vazado, ora opaco, em laca azul escuro, ocupa o centro da composição e funciona para delimitar as áreas de forma sutil e com muita personalidade. Outro destaque do espaço é o mobiliário solto de design assinado, que confere elegância, qualidade e aconchego ao estar.
A área da churrasqueira era bastante reduzida e passou por reforma para atender às necessidades dos clientes: espaço para guardar louças, bancada para trabalho e refeições, além de um frigobar.
A arquitetura do apartamento permitiu a criação de uma bancada alta angulada para refeições, com acabamento em lâmina de madeira natural, que encobre a bancada de apoio para a churrasqueira.
Integrado com o jantar e estar do apartamento, o espaço da churrasqueira recebeu os mesmos acabamentos do restante do ambiente.
O lavabo segue a mesma linguagem arquitetônica contemporânea da área social e íntima do apartamento. O espelho em vertical e descentralizado da bancada cria intencionalmente uma assimetria entre os elementos. Outros diferenciais foram o uso da cuba em meia altura e da bancada baixa.
Destaques do pequeno espaço, as luminárias pendentes em concreto e lâmpadas de filamento conferem elegância e jovialidade, agregando a cor vermelha que contrasta com o efeito concreto utilizado nas paredes.
A cozinha tem como ponto marcante um layout que atende ao ‘’triângulo de trabalho’’, facilitando seu uso e funcionalidade. A proposta é definida com os armários e bancadas dispostos em L, somados à ilha central, que acomoda o cooktop e reserva espaço para refeições rápidas do dia-dia. O mobiliário sob medida é revestido em laca em dois tons de cinza, criando uma atmosfera clean. A solicitação por um espaço destinado aos cristais e louças também foi atendida, deixando visíveis e com fácil acesso para o uso diário.
O home office integra-se a área social do apartamento através de uma janela fixa, cuja persiana permite privacidade ou total visualização da área de convívio. Pensando em uma rotina flexível, o espaço alia conforto e comodidade para o desempenho das tarefas cotidianas.