- Área: 308 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Santiago Donovan
-
Fabricantes: Aluar, FV, VASA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um lote de 21,60 m de largura, com um importante desnível de 8,50 m, desde o nível 0,00 até o ponto mais alto da colina de San Isidro. Essa montanha é testemunha da costa original e da superfície do Rio da Prata, ao longo da nossa curta história, motivo pelo qual nos pareceu importante alterá-la o menos possível.
Manter o perfil original do terreno permitiu minimizar os esforços na resolução estrutural. O resultado é uma residência de concreto armado que está incrustada no terreno inclinado e cuja ocupação em planta vai sendo incrementada a medida que é recuada a inclinação do lote. Uma escada longitudinal acompanha a casa de um extremo ao outro e enfatiza a intenção de respeitar o terreno.
A residência foi implantada em forma de "L" em torno de uma parte plana existente no lote para gerar um pátio no 1° nível, esse pátio permite aproveitar a insolação da casa ao longo do dia.
No térreo estão o hall de entrada e os serviços, no 1° nível, a parte pública da casa (estar, jantar, cozinha e pátio), no 2° nível, a parte privada (dormitórios e estar íntimo) e no 3° nível, um estúdio mirante e o terraço jardim desde onde é possível observar o rio.