- Área: 102 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Iwan Baan, Maria Gonzalez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado próximo da Catedral de São Basílio, da Praça Vermelha e do Kremlin, o Parque Zaryadye situa-se num terreno historicamente carregado, saturado tanto pelo passado coletivo da Rússia quanto por suas aspirações em evolução. Como um palimpsesto histórico, o local de 35 hectares foi povoado por um enclave judaico em 1800, bem como pelas fundações de um arranha-céu estalinista cancelado, seguido pelo Hotel Rossiya — o maior hotel da Europa até sua demolição em 2007. Por cinco anos, esta porção central de Moscou — que ocupava um quarto do centro da cidade — permaneceu vedada à medida que os planos para ampliar seu uso como um centro comercial por Norman Foster estavam em andamento.
Em 2012, a Cidade de Moscou e o Arquiteto Chefe Sergey Kuznetsov organizaram um concurso de projeto para transformar este território comercial historicamente privatizado em um parque público. Um consórcio de projeto internacional liderado por Diller Scofidio + Renfro (DS+R), Hargreaves Associates e Citymakers foi selecionado entre noventa submissões que representaram 27 países diferentes. O projeto selecionado buscou criar um parque coberto de patrimônio russo e moscovita, que apresentasse também as mais recentes tecnologias de construção e estratégias de sustentabilidade.
Como o primeiro parque novo a ser construído em Moscou nos últimos setenta anos, Zaryadye oferece um espaço público que é difícil ser categorizado. É ao mesmo tempo parque, praça urbana, espaço social, equipamento cultural e espaço recreativo. Para alcançar essa simultaneidade, as paisagens naturais foram sobrepostas a ambientes construídos, criando uma série de confrontos elementares entre o natural e o artificial, o urbano e o rural, o interior e o exterior.O entrelaçamento da paisagem e do construído cria um "Urbanismo Selvagem", introduzindo uma nova oferta para complementar os espaços de parque simétricos historicamente formais de Moscou.
Os elementos característicos do distrito histórico de Kitay-Gorod e o pavimento de paralelepípedos da Praça Vermelha são combinados com os jardins exuberantes do Kremlin para criar um novo parque urbano e verde. Um sistema personalizado de pavimentação de pedra faz malhas e paisagens juntos, gerando uma mistura ao invés de uma barreira — encorajando o visitante a andar livremente. O Parque Zaryadye é o elo que faltava para completar a coleção de monumentos e distritos urbanos mundialmente famosos que formam o centro de Moscou.
Atravessando cada canto do parque, os visitantes encontram terraços que recriam e celebram quatro paisagens diversas e regionais encontradas na Rússia: tundra, estepe, floresta e pântanos. Estas zonas são organizadas em terraços que descem de nordeste a sudoeste, com cada camada sobre o próximo para criar um conjunto de espaços programados integrados na paisagem: a natureza ea arquitetura atuam como uma. A sobreposição seccional também facilita estratégias ativas e passivas de controle climático que asseguram que os visitantes possam desfrutar o parque durante todas as estações do ano.
As zonas naturais proporcionam locais de encontro, repouso e observação, em conjunto com espaços de performance e pavilhões culturais fechados. Além desses destinos programados, uma série de pontos de observação fornecem uma moldura para a paisagem urbana para redescobri-lo de novo. A experiência de cada visitante é feita sob medida para eles, por eles.