-
Arquitetos: Ellen van Loon, OMA
- Área: 90913 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: De Groot en Visser, Interalu, Lighting ETAP, MOSTERT DE WINTER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rijnstraat 8, oficialmente inaugurado pelo rei da Holanda no dia de ontem, é um projeto de renovação de um edifício governamental que abriga o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério de Infra-Estrutura e Gestão das Águas, a Agência Central de Asilo Político e os Serviços de Imigração e Naturalização. A Parceria Público-Privada sob o nome de PoortCentraal, composta pela BAM, ISS e OMA, foi responsável pela transformação completa deste edifício de 90.000 metros quadrados, localizado junto à estação central de Haia, trazendo-o de volta à vida com um caráter moderno representando a transparência do governo holandês.
O arquiteto associado do OMA, Ellen van Loon, foi o principal responsável por este projeto de renovação, concebendo um edifício repleto de espaços flexíveis ao invés de reproduzir o tradicional layout de escritório, otimizando os espaços de trabalho. A transformação do Rijnstraat 8 é o primeiro de uma série de projetos que o governo holandês pretende implantar com o objetivo de reduzir o número de imóveis ocupados pela administração pública. O envolvimento do setor privado é estimulado tanto na concepção, construção e financiamento das estruturas governamentais, quanto na manutenção e operação dos edifícios, para os quais será responsável por um período de 25 anos. Várias estratégias ambientais foram adotadas com o objetivo de tornar o edifício mais sustentável, como a utilização de vidro triplo nos átrios, a instalação de painéis solares, luzes LED e a implementação de um sistema térmico para aquecimento e refrigeração do edifício, reduzindo significativamente o consumo de energia. O desperdício na obra foi praticamente nulo uma vez que quase não foram utilizados novos materiais: a pesar de 20% do edifício ter sido demolido, 99,7% disso foi reutilizado na própria obra.
A renovação do Rijnstraat 8 representa o equilíbrio perfeito entre passado, presente e futuro. Os conceitos mais importantes do projeto original, concebido por Jan Hoogstad em 1993, foram mantidos e encontram-se em completa sintonia com o que agora é um edifício moderno preparado para os desafios do futuro. A implantação de espaços de trabalho flexíveis e uma nova circulação que atravessa o edifício em toda sua extensão, favorecem a compreensão espacial no interior do edifício enquanto que a substituição das paredes opacas por uma fachada transparente de vidro promove a sua conexão com o espaço urbano. Esta interação interior exterior ainda é potencializada com a inserção de uma nova passagem pública que atravessa o edifício como uma grande praça pública.
Ellen van Loon afirma: "Redesenhamos o antigo edifício como uma estrutra multi-ministerial altamente flexível e sustentável, promovendo a interrelação entre os distintos departamentos e a interação entre os Ministérios e o espaço urbano da cidade de Haia através de sua fachada transparente e acessos amplos e acessíveis".
O projeto foi dirigido por Ellen van Loon e pelo coordenador de projeto Bart Nicolaas. Seu desenvolvimento é resultado de um trabalho do OMA em conjunto com Ector Hoogstad Architecten, Wessel de Jonge Architecten, DGMR, ARUP, BAM Advies & Engineering e Valstar Simonis.
A transformação do Rijnstraat 8 dá o pontapé inicial para uma nova série de compromissos do OMA na capital política de Haia, onde Ellen van Loon será o arquiteto responsável também no projeto de renovação da Segunda Casa do Parlamento holandês.