Em resposta ao clima tropical do Vietnã, este edifício de escritórios foi projetado com uma dupla camada de revestimento externo que serve para moderar o ganho de calor e, ao mesmo tempo, melhorar o conforto acústico em meio ao ruidoso contexto urbano de Ho Chi Minh. Concebido pelo escritório Inrestudio, o projeto faz uso, nas palavras dos arquitetos, de uma "pele dupla tropical" como "alternativa de projeto corporativo para ambientes urbanos tropicais". A fachada é composta por módulos de aproximadamente 400 milímetros cúbicos, feitos de seus anéis de aço. O sistema de módulos da fachada suporta canteiros para arbustos e árvores que garantem o sombreamento do interior do edifício.
A modularidade da fachada se estende para dentro do edifício através da estrutura e proporciona ao interior uma conexão única com a natureza em meio ao denso contexto urbano. O sistema de fachada com vegetação integrada também garante maior proteção contra a infiltração de água da chuva, quando comparado com sistemas usuais de uma única camada frequentemente usados no Vietnã e em outras regiões do globo.
Tendo em vista que sistemas de fachada de vidro duplo não são tão eficientes e necessários em um clima como o do Vietnã, o projeto é composto uma camada interna de vidro e uma camada externa de vegetação, o que facilita a manutenção e gerante o conforto dos ambientes internos.
Arquitetos
Arquiteto
Kosuke NishijimaArquiteto encarregado
Nguyen Quynh Ha, So AdachiÁrea
2.420,0 m²Ano do projeto
2018
Via: INRE Studio.