Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído sobre uma base de ardósia com fachadas transparentes e cintilantes, Nordea, um eminente banco nórdico, estabelece novos padrões para aqueles que trabalham no setor financeiro ao promover um ambiente acessível que se abre para a cidade. Como uma homenagem às inspiradoras paisagens nórdicas, o projeto da sede dinamarquesa do Nordea surge como um grande bloco de gelo apoiado sobre uma base de pedra.
Sua fachada cristalina, além de permitir a luz natural a penetrar pelo edifício, é um componente fundamental para demonstrar a ideia de transparência entre funcionários, clientes e a cidade a sua volta. Aqueles que passam pelo edifício podem testemunhar a vida e o trabalho que ocorre dentro do edifício.
O complexo consiste em dois volumes com átrios. Um deles comporta o maior espaço de negociações da Escandinávia com capacidade para 600 investidores. O segundo volume é ativado a partir da dinâmica das atividades entre os funcionários e seus clientes.
O Banco Encontra a Cidade
A sede do Nordea na Dinamarca foi projetada para criar um espaço transparente que dá boas vindas à cidade. Com exceção das medidas de segurança que são indispensáveis para uma instituição financeira, nós criamos um edifício que as pessoas têm acesso visual para viver e trabalhar dentro do banco, salas de conferência e escritórios.
A recepção é localizada em um acesso público interno com vista para o céu a partir de grandes aberturas zenitais e vistas para dentro do banco a partir de barreiras translúcidas. Os clientes desfrutam de um banco que os encontra no nível dos olhos. O contato visual e vistas ininterruptas são princípios estabelecidos para a definição dos espaços internos como salas de reunião, escritórios, espaços de descanso, varandas, escadas e espaços de refeição. Ao longo do dia os funcionários se sentem conectados à natureza adjacente do Amager Fælled, uma área de proteção local.
Inspirados pelo Norte
Utilizando ardósia, carvalho e madeira de árvores retiradas das florestas locais como adornos para o átrio, a escolha dos materiais da Sede Dinamarquesa do Nordea foi inspirada pelas paisagens nórdicas.
A fachada do edifício é inspirada nas fraturas dos icebergs, além de serem também funcionais ao estarem de acordo com os princípios locais de sustentabilidade. Chamado de Kastenfenster System, o sistema é baseado em janelas de vidro duplas que conformam blocos tri-dimensionais angulados e posicionados na fachada como blocos de construção. Ventilação natural, ruídos externos e sombreamento solar são fisicamente resolvidos dentro da cavidade entre os painéis de vidro. Esta solução da fachada ajuda a garantir a operação do edifício, o balanço de energia e o conforto acústico e climático interno. O vidro utilizado na fachada é de alta qualidade com um baixo teor de ferro, o que acarreta na reflexão da luz natural e assegura as vistas externas.