- Área: 250 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Edson Ferreira
-
Fabricantes: Deca, Elizabeth, FK comércio, JOFEGE, Juma Pedras, Madeireira Santo Antonio, OSC tijolos artesanais, Perform
Descrição enviada pela equipe de projeto. Muitas vezes, um plano começa de uma forma e depois toma novos contornos. Foi o que aconteceu com os proprietários dessa residência, de 250m², construída pelo escritório Rassini Arquitetura. Localizada em Itatiba, cidade próxima à capital paulista, o arquiteto Felipe Rassini conta que o casal de clientes o procurou com a intenção inicial de realizar o projeto um plano de investimento. A atuação da Rassini Arquitetura teve como ponto de partida a busca pelo terreno ideal, dentro de um condomínio de padrão médio, para atender o desejo apresentado desde o primeiro encontro com os clientes: construir uma casa térrea, em um terreno amplo, com uma dedicação especial para as questões de iluminação, ventilação natural e acabamentos.
Após decidir-se pelo terreno de 1.150m², a Rassini Arquitetura deu sequência ao projeto arquitetônico. Inspirado pelo Pavilhão Mies Van Der Rohe, localizado na cidade de Barcelona, o arquiteto trouxe os grandes panos de vidro que colaboram diretamente para que a luz e a vegetação natural sejam parte sempre presente em todos os ambiente da casa. Amarrados a isso, a residência traz outra premissa solicitada pelos proprietários: a integração entre ambientes internos e externos. Para eles, a casa também deveria ser clara e confortável – nem pequena e nem grande –, de fácil manutenção e com materiais de ótimo acabamento. A primeira solução apresentada ao cliente foi criar uma modulação que facilitasse na construção. Para tanto, foi pensado um módulo de 6x3m e, a partir dele, surgiram sala de estar, jantar, cozinha e dormitórios.
Todos os ambientes foram dispostos de tal forma que a luz natural pudesse ser sempre a protagonista. A área de lazer nasceu juntamente com a casa principal, mas por uma questão de terreno, ficou 2 m abaixo da construção principal. Ainda assim, completamente integrada. Na sala de estar, com pé-direito generoso de 4,5m, a Rassini Arquitetura optou pelo conforto do sofá em “L”, propício para os fins de semana. Sem abrir mão do conforto, a poltrona Charles Eames foi a escolha para a leitura matinal. De qualquer ponto da sala, a vista é a paisagem verde. Integrar sala de estar, jantar e cozinha, foi outra solução sugerida e aprovada pelo cliente. Nesta casa, todos os espaços conversam entre si e nenhum está isolado. Até mesmo quem está do lado de fora, está visualmente integrado. Apenas um corredor, fechado com madeira e vidro, separa a área social da íntima. Ele atravessa o Pátio da Jabuticabeira.
A árvore frutífera tem uma história interessante: comprada ainda “bebê”, com apenas quatro anos de vida, a vontade dos moradores é que a Jabuticabeira cresça junto com os netos. Na área íntima foram projetados três dormitórios, sendo um deles a suíte. Os banheiros foram pensados de forma generosa. Em toda a casa, apenas um tipo de piso: porcelanato natural. A decisão justifica-se pela facilidade de limpeza e também para reafirmar a integração dos ambientes. Na área de lazer, piscina e espaço gourmet. Para os dias de intenso calor e festas! A decoração foi concebida em uma segunda etapa. “Após verificarem o projeto da casa, o casal, que até então pensava no imóvel como um investimento, decidiu inseri-la em seu contexto de vida”, afirma o arquiteto. Em tons neutros, o décor apresenta uma base clara – com predominância para os tons de bege, branco e azul, que se mesclam com o verde exterior. A escolha dos móveis, de linhas retas e puras, e mais leves, ajudou a manter a atenção para o lado de fora da casa.