-
Arquitetos: maarch
- Ano: 2017
-
Fotografias:Douglas Mark Black
-
Fabricantes: AWS, James Hardie, James Hardie Australia, Laminex, Remson Steel, Revolution Roofing
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado no topo de uma encosta rochosa no extremo oeste da Austrália, este pequeno projeto é um exemplo preciso de arquitetura contemporânea, uma caixa de aço e vidro.
O terreno localizado no distrito de Darlington, na zona metropolitana de Perth, exigiu uma análise minuciosa das suas excepcionais condições naturais para que o edifício pudesse ser implantado adequadamente. O programa de necessidades apontava para uma série de espaços que pudessem se expandir para os jardins em meio a natureza, além de uma ampla reforma no que sobrou de uma antiga casa construída no local no final de 1970.
O edifício existente, em grande parte construído em alvenaria (blocos cerâmicos e pisos de concreto), proporcionou uma boa estrutura de massa térmica, mas com poucas aberturas e pés direitos baixos. A solução encontrada foi expandir a casa em direção norte até os limites da floresta, criando uma sequência de espaços de convívio em meio a natureza.
As amplas aberturas de vidro emolduram a paisagem natural rochosa incorporando-a nos seus espaços interiores, estabelecendo uma nova relação interior e exterior anteriormente inexistente. Um banco externo de concreto aparente configura os limites do jardim. As condições naturais interferem diretamente no uso e ocupação dos espaços de modo que os moradores se sentem intimamente conectados com a paisagem. Pela manhã e tarde a casa é preenchida pelos cantos dos pássaros enquanto que ao entardecer, são os insetos que tocam a musica de fundo.
A intervenção é esta caixa de vidro modernista que parece flutuar sobre a paisagem exótica (quase extraterrestre). Parece um lugar que leva o nada à lugar nenhum. Mal podemos ver as luzes da cidade à distancia, como se realmente estivéssemos em um lugar muito, muito distante.
O interior de detalhes sóbrios e primorosos contrasta fortemente com esta paisagem exterior primitiva. Ainda que não seja uma nave espacial, esta casa mais se parece com um refúgio funcional e requintado no meio do nada. O projeto de marcenaria foi desenvolvido em conjunto com Simone Meraldi, um exímio especialista italiano. Suas bordas de compensado aparente e acabamento em fórmica cinza refletem a paleta interior simples e sóbria. A mesa foi projetada pelo designer local Nathan Day a partir da ideia de configurar um novo espaço familiar onde os pais pudessem cozinhar e comer enquanto observam o bebê recém nascido no ambiente ao lado.
O edifício integra estratégias passivas de controle de temperatura e ventilação natural, com um sistema de exaustão que expele o ar quente durante a noite enquanto a brisa de ar fresco flui a partir da fachada leste. Luz e sombra encontram-se em equilíbrio assim como o novo e o velho, inteligentemente orquestrados a partir de uma solução arquitetônica brilhante. O projeto é perfeito na combinação precisa entre os espaços interiores e áreas externas. Isso tudo proporciona um estilo de vida indoor-outdoor, onde as estações do ano se relacionam diretamente com o uso dos espaços. No verão, a vida transcorre pelos pátios e jardins externos. Durante o inverno, estes vazios permitem que a cozinha esteja sempre bem iluminada, ou que a chuva caia livremente por entre os ambientes da casa.
O projeto foi integralmente construído em estrutura de madeira por Hans Donni, um experiente construtor suíço, sua atenção aos detalhes foi essencial para que este projeto pudesse se tornar realidade. O terreno encontra-se em uma delicada zona de alto risco de incêndios, o que levou a implantação do conjunto longe da encosta onde algumas áreas abertas estavam disponíveis. Devido à isso o acesso à propriedade tornou-se o grande desafio deste projeto. A estrutura leve foi escolhida por uma série de motivos práticos, evitando fundações complexas em um terreno rochoso além das características sustentáveis inerentes à construção em madeira. Painéis de concreto foram utilizados quando necessário para dar estabilidade à estrutura de madeira. Um sistema de isolamento eficiente nos painéis das paredes e a utilização de vidro de alto desempenho foram incorporados para proporcionar melhores condições de conforto para o cliente.