A passarela de 24 metros de largura será construída perto da cidade histórica de Zhujiajiao e contará com espaços para encontro e contemplação. O projeto foi eleito vencedor de um concurso e tem previsão de conclusão para 2019.
O escritório MVRDV ganhou o concurso para a Dawn Brigde, uma ponte em Shanghai com 80 metros de comprimento prevista para se tornar um marco na cidade e um importante palco para atividades sociais. A ponte será construída próximo à Zhujiajiao, uma histórica cidade chinesa, entre a famosa ponte Fangsheng e a discreta ponte Qingpu. Com um projeto que aponta para o futuro daquela região, a ponte de 24 metros de largura comportará atividades sociais próximas ao rio. A construção do projeto está prevista para ser concluída em 2019.
A Dawn Bridge será implementada entre um recente bairro residencial, nos limites de Zhujiajiao e a histórica passagem de Fangsheng, um marco da cidade desde 1571. O projeto estabelece uma relação com o entorno ao absorver sua paleta de cores e materiais, inspirando-se nela. Os telhados cinzas das casas encontram eco no asfalto também cinza, enquanto que as paredes brancas são referenciadas na proeminente estrutura da ponte. A madeira avermelhada utilizada nas casas inspiraram o deck de pedestres, enquanto que o verde da água e da natureza aparecem nas árvores plantadas no deck, similar ao que acontece na ponte Fangsheng.
Segundo Wenchian Shi, sócio do MVRDV, "o alinhamento vertical da Dawn Bridge define um senso de elegância e leveza. Nosso objetivo era proporcionar uma curva suave sobre o rio que também se integra a paisagem". E continua, "Além de se misturar, nós queríamos criar uma ponte que convidasse a vida pública e que fosse acessível a todas as pessoas, a pé ou sobre rodas."
O projeto proposto pelos arquitetos responde às restrições tanto em relação a área construída, quanto a espaço livre, resolvendo o desafio ao propor uma ponte curta com uma inclinação confortável. Além disso, os arquitetos propõe uma solução que valoriza a vista da antiga cidade de Zhujiajiao e maximiza o espaço disponível para os pedestres, além de minimizar o impacto da poluição sonora e física do leito carroçável. Para isso, a estrutura do meio será revestida por uma outra estrutura, um deck que se transforma em um elemento tridimensional e se torna espaço de estar com vista para o rio Dianpu e para a cidade antiga.
As entradas da ponte permitem aos pedestres cruzar pelo topo ou permanecer e buscar contato com o rio. O projeto se integra ao rio e à rede de canais que dão identidade a Zhujiajiao, estimulando atividades em suas orlas. O rio tem 80 metros de largura - distância vencida sem a necessidade de muitos pontos de apoio, deixando o leito do rio o mais livre possível.
O projeto foi escolhido pelo governo de Zhujiajiao e tem conclusão prevista para 2019.
Arquitetos
Localização
Zhujiajiaozhen, Qingpu, Shanghai, ChinaArquitetos Responsáveis
Winy Maas, Jacob van Rijs and Nathalie de VriesEquipe
Wenchian Shi, Marta Pozo, Lorenzo Mattozzi with Wenzhao Jia, Cosimo Scotucci, Jose Sanmartin, Enrico Pintabona, Chi Zhang, Artemis Maneka, Cai Zheli, Ray Zhu, Jammy Zhu and Alice HuangVisuais
Antonio Luca Coco, Davide Calabrò, Giovanni Coni and Pavlos VentourisAno do projeto
2017Fotografias
MVRDV