- Área: 277 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yousub Song
-
Fabricantes: Eagon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Encomendado por um casal de estilistas, o projeto localiza-se no peculiar bairro de Yeonnam-dong, em Seul. Atraídos pela sensibilidade e diversidade do bairro, os proprietários procuravam um lugar para morar onde pudessem desfrutar livremente do estilo de vida agradável que ele proporciona, com sua variada gastronomia e diversas pequenas lojas e ateliês de design. Além disso, o fato de ter um parque ao lado de casa, onde é possível passear livremente com seu cachorro, foi fundamental na escolha do terreno, fazendo de "Yeonnam-dong" o lugar perfeito para sua vida futura.
Os clientes nos procuraram enquanto estavam visitando este charmoso bairro, buscando por um lugar agradável para morar. Eles estavam prestando mais atenção no contexto urbano da região do que no valor imobiliário do terreno.
Quando visitávamos este pequeno lote urbano, com pouco mais de 130 metros quadrados, tentamos não pensar muito sobre o projeto de arquitetura. Acreditamos que o nosso trabalho como arquitetos, consiste exatamente em dar forma aos mais abstratos anseios. Não seria fácil encaixar a área ideal deste programa de necessidades de forma satisfatória na grande maioria dos terrenos desta cidade. No entanto, quando trabalhamos com entusiasmo e os clientes estão dispostos à compreender que o dia a dia em uma pequena casa urbana também tem seus inconvenientes, o resultado pode surpreender a todos.
Decidimos desenvolver um projeto honesto e com plena consideração pelas demandas do cliente, este casal que preferiu acreditar no trabalho de jovens arquitetos enquanto poderia ter contratado qualquer outro escritório com mais experiência e renome.
As fachadas são compostas por planos de concreto aparente e madeira. A sombra projetada pelas grandes cerejeiras da rua parecem pinturas feitas de luz e sombra na grande tela que é a fachada de madeira da casa. Por outro lado, desde dentro, as árvores parecem compor uma série de paisagens emolduradas através das grandes aberturas da sala de estar.
Arquitetura e paisagem se transformam em cenários complementares.
Como os filhos do casal já se mudaram, a ideia era construir um espaço amplo como uma espécie de estúdio, com a sala e o quarto conjugados em um único ambiente. A partir disso, projetamos um espaço que apesar de integrado, é composto de dois elementos distintos, com um mezanino aberto que atravessa o espaço da sala.
Todos os espaços estão conectados, partindo da sala, passando pelo closet até o banheiro, um espaço aberto e agradável onde é possível ver o céu ensolarado através da pequena abertura zenital acima da banheira ou ouvir o som da chuva em um dia nublado.
A cozinha foi concebida como um espaço amplo e aconchegante conectada a um terraço onde os clientes podem receber seus amigos e convidados. Embora a varanda não seja muito grande, eles podem tomar o café da manhã ou jantar ao ar livre, e perceber como são sutis os limites entre o interior e o exterior.
Antes de iniciar o projeto já conhecíamos todos os móveis que deveriam ser trazidos para a casa, por isso foi importante consultá-los ao longo do processo para ter certeza de que cada espaço pudesse abrigar cada um dos preciosos objetos de design. Além dos elementos maiores, cada pequeno detalhe foi planejado com antecedência. O designer responsável pelo projeto trabalhou intensamente em conjunto com a nossa equipe, verificando todos os detalhes ao longo da obra para poder tomar as melhores decisões. Este trabalho colaborativo foi muito valioso para ambas as partes. Enquanto projetávamos o closet que acompanha uma parede de meia altura com cinco metros de comprimento, a comunicação foi essencial para o sucesso da obra.
Como enfatizamos desde o início, a "comunicação" é uma via de duas mãos. Proprietários, arquitetos e construtores. Quando todos estes elementos se unem por um objetivo comum, é possível desenvolver projetos autênticos e de qualidade.
Para aproveitar esta oportunidade única os arquitetos deram o seu melhor em cada detalhe do projeto, e os construtores sensibilizados por esta dedicação, colaboraram em tudo que lhes era possível. Acima de tudo, a maneira com que os proprietários se envolveram com o projeto, dispostos a explorar diferentes caminhos através da arquitetura, foi a principal força motriz que fez deste projeto um grande sucesso.
Esperamos que este pequeno projeto possa potencializar ainda mais a relação de amor entre seus moradores e o bairro onde está implantado.