-
Arquitetos: Vilaplana&Vilaplana estudio
- Área: 36 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Cabrera Photo
Booom City é uma instalação lúdica e tecnológica que combina as construções populares das hogueras do Mediterrâneo como monumentos urbanos efêmeros queimados na noite do equinócio de verão, e a introdução de novas tecnologias para oferecer uma experiência diferenciada da cidade a partir do uso de um aplicativo de Realidade Aumentada e smartphones. A instalação reconstrói fragmentos de desaparecidos cinemas, spas e salões de baile para serem vistos pelos cidadãos, que podem redescobrir e interagir com esses lugares virtualmente.
Boooms de verão
Alicante é uma cidade mediterrânea com uma economia baseada no turismo. Para alcançar uma ampla oferta de atividades de lazer aos visitantes e cidadãos, um grande número de equipamentos de entretenimento foram construídos no século XX. Na tentativa de se adaptar às demandas do mercado, centenas de edifícios e infraestruturas foram construídas e demolidas sem levar em conta valores patrimoniais. Esta renovação constante também afetou os estabelecimentos de menor escala e seu desempenho comercial, assim como as atividades realizadas ao ar livre. Booom City apresenta uma coleção equipamentos de recreação de 1917 a 2017 que se tornaram as maiores atrações de verão em Alicante. Cada um deles era um "boom no verão", mas de repente desapareceram sem deixar vestígios.
Booom City reconstrói essas estruturas sem buscar a nostalgia; é projetado para a diversão interativa e contemporânea. A instalação está localizada ao lado do Teatro Principal de Alicante e assume a forma de bastidores de um teatro. Cada um dos cinco painéis de madeira que formam a estrutura apresentam, catalogada por temas, uma antologia das construções urbanas. Como resultado, a hoguera assume a forma de um skyline condensado, passando de uma mera escultura para uma paisagem urbana interativa, metade física-metade virtual. Mais que um "monumento", é uma atração e não possuem os "ninots" típicos (esculturas semelhantes a humanos), pois os visitantes, andando pela instalação, exercem o papel deles.
Uma atração de Realidade Aumentada
A atração é projetada com um aplicativo que permite diferentes interações. Deste modo, nosso boom de verão tem duas experiências complementares.
1- A hoguera funciona como o suporte de uma realidade paralela tecnológica que pode ser explorada com o smartphone. Quando os visitantes descobrem as atrações desaparecidas, eles podem se fotografar nas diferentes cenas e levar consigo um souvenir virtual daqueles espaços.
2- O aplicativo também permite que o usuário "plante" virtualmente sua hoguera no local desejado e a fotografe com o celular. Desta forma, tradição popular e memória do patrimônio desaparecido são disseminadas nas redes sociais. Como resultado, a Booom City foi apontada como um monumento virtual em um grande número de cidades da Europa e América.
Uma cena ecológica
Concebido com uma preocupação ecológica, o monumento é totalmente construído com painéis de madeira, para evitar a combustão tóxica do EPS, o principal material utilizado nessas construções atualmente. A hoguera reivindica assim a necessidade de buscar um compromisso entre o lazer e a sustentabilidade, o que se mostra evidente em sua própria aparência, que oculta o sistema construtivo.