-
Arquitetos: Arqbox
- Área: 280 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Estudiograma
-
Fabricantes: Acquafort, Aspen, Attraktiva, Açolami, Gabardo Madeiras, Kalil Vidros, Melo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido arquitetônico desta residência nasceu pela análise da topografia. Terreno de declive acentuado com um bosque cadastrado e nascente ao seu fundo. Atendendo esta característica marcante em prol do espaço a se projetar a residência ficou caracterizada por sua disposição em dois volumes, garagem/habitação. O aspecto primordial do projeto foi estabelecer a comunicação com o bosque existente, de forma a proporcionar aos usuários a sensação de imersão na mata nativa.
No volume de acesso localiza-se a garagem, com espaço para uma pequena oficina e uma passagem em mesmo nível para área de churrasqueira/mirante sobre o segundo volume. Pela escadaria de acesso, uma passarela inferior leva até o pavimento central que concentra as áreas sociais em ambiente único, integrando sala e cozinha. No pavimento inferior estão as áreas privativas, com o quarto do casal e seus apoios.
A solução tectônica do projeto é caracterizada pelo uso de materiais brutos como o concreto, o qual traz as marcas de sua fabricação (forma) e o qual cria um diálogo de pureza com o bosque existente no entorno da residência. Amplas aberturas, nas peças principais, permitem o contato visual direto com o bosque e o acesso da iluminação natural a edificação. Nas peças de pouca permanência foi definido o uso de iluminação indireta por meio de clarabóias, criando uma iluminação de caráter cênico.