-
Arquitetos: ANMA
- Área: 5919 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sergio Grazia
-
Fabricantes: 3A Composites, AMS, BERNARDAUD, DISPANO, MIROITERIE RAYNAUD, PLACEO, PREFA 2000, ROCLAND, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os tribunais distritais (TGI) de Limoges estão agora agrupados em um novo tribunal, aberto ao público em junho de 2016.
Localizado no centro da Praça Winston-Churchill, a obra está perto do histórico Palácio da Praça Aine, que retém o Tribunal de Recurso, acoplado em junho pelo Serviço Administrativo Regional (após a mudança do TGI para o novo edifício). Funcionários e magistrados de todos os tribunais se beneficiam assim de um edifício moderno e confortável no auge de suas missões e expectativas.
"Enquanto os tribunais foram divididos em vários lugares, o que tornou difícil a coesão e a solidariedade, nós encontramos aqui a singularidade da justiça", afirma de Didier de Séqueira, ex-presidente do tribunal de grande instância e hoje secretário-geral da primeira presidência do Tribunal de Recursos de Limoges. "Ganharemos em consistência e eficiência".
"Assim como nos custos de gestão", como Bernard Perrier, um magistrado reservista, nos lembra: " Essa nova organização permitirá pôr fim a cinco arrendamentos e economizar cerca de 500 mil euros por ano no aluguel. É uma operação esperada e útil por diversos motivos".
Para maximizar os benefícios dessa reorganização, Lydie Auroux, diretora do Registro, e Jean-Pierre Desbordes, magistrado reservista, estudaram diligentemente as diferentes oportunidades oferecidas pelo projeto.
A recepção, em primeiro lugar, graças à criação do escritório de registo único e, em breve, ao serviço de recepção unificado para os litigantes, foi recomendada pelo Ministério da Justiça como parte da reforma judicial J21.