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Arquitetos: Cornejo + Fiorini Arquitectos
- Área: 678 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Ana Paola Fiorini
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Fabricantes: Precor
Descrição enviada pela equipe de projeto. No distrito de Rímac em Lima, a igreja foi erguida na década de 1960 pela Congregação de Religiosas Agustinas Filhas do Santíssimo Salvador. Com o passar do tempo, o clima e falta de manutenção prejudicaram o estado das estruturas, acelerando sua deterioração. Após uma análise profunda, foi aprovada a opção de realizar um novo desenho de cobertura e o reforço das estruturas, de tal forma que fosse agregado valor à igreja existente.
Para o novo desenho da cobertura, foram considerados quatro pontos muito importantes: o sistema construtivo que melhor se adequasse à proposta, a altura do espaço interno para proporcionar e dimensionar a nave, o altar como principal ponto de atenção e, por último, a nova fachada e a interação com o entorno.
Considerando tudo o que foi mencionado, optou-se por utilizar o aço como material predominante devido a sua maleabilidade, resistência e otimização em tempo de execução.
O uso do aço ogival permitiu cobrir grandes vãos e atingir a altura apropriada, proporcionando o desejado conforto ao usuário
Para conseguir que o altar fosse o principal ponto de atenção dentro do ambiente, adotou-se como imagem conceitual "A Pomba", símbolo do Espírito Santo. Por meio da sobreposição de três planos em diferentes alturas, foi possível representar de forma simbólica uma pomba com as asas abertas, localizada na parte superior do altar, onde pode ser apreciada a partir de qualquer ponto da nave, denotando a presença e companhia do Espírito Santo a todo momento.
Para integrar a fachada com o entorno, neste caso, o parque que se encontra logo à frente, propôs-se incorporar a ideia do altar de forma figurativa à rua, e, para isso, foram projetados painéis de vidro entre a fachada e a cobertura, criando um elemento independente que simula um altar, onde colocou-se uma imagem de Nossa Senhora da Consolação, realizada em aço pelo reconhecido escultor Luis Sono Cabrera.
Esta nova configuração espacial criou um forte vínculo entre o interior e o exterior, gerando uma nova interação com o usuário, convidando-o a entrar e a permanecer em seu interior.
Sem violar ou esquecer por completo o contexto e o cenário existente, foi possível concretizar um entorno espacial único e chamativo, composto por um ambiente amplo, paredes brancas, transparências que deixam passar a luz natural de maneira sinuosa, luzes artificiais estrategicamente posicionadas de forma que, vistas de longe, denotam a presença de algo importante. Leveza, paz, conforto e identidade religiosa, é o que se reúne neste espaço espiritual.