-
Arquitetos: Metro Arquitetos Associados
- Área: 15879 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Miaki, Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício projetado para a Divisão de Ciências Fundamentais é parte do plano de expansão do campus do ITA , que pretende dobrar o número de alunos nos próximos anos. É o primeiro de um conjunto de edifícios projetados a ser construído e integra a chamada Quadra Educacional, que será completada pelo grande auditório, também projeto da METRO Arquitetos e pela nova biblioteca, projeto do MMBB Arquitetos.
Os projetos para os edifícios dessa expansão, realizados em consórcio entre os escritórios METRO, Piratininga e MMBB, se inserem em um contexto arquitetônico relevante - o projeto do campus e dos edifícios, de 1947, são de autoria de Oscar Niemeyer.
Através de sua implantação buscam articular os edifícios existentes com as novas construções de forma e complementar e potencializar seus usos mutuamente. Foram utilizados sistemas pré-fabricados, de montagem rápida, como estruturas metálicas e painéis pré-moldados em concreto, com a finalidade de reduzir prazos e desperdícios em obra.
Essas premissas tornaram a construção muito eficiente sem no entanto reduzir a generosidade, leveza e beleza dos edifícios, em busca de uma relação virtuosa com o campus existente.