Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro promove debate “Arquitetura: substantivo feminino”
O objetivo é discutir a inserção de arquitetas e urbanistas no mercado profissional, como tornar as cidades mais seguras para as mulheres transitarem, assédio, entre outros temas
Como parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realiza, em 6 de março, uma série de debates aberto ao público, na sede do Conselho. O objetivo é discutir a inserção da mulher no mercado trabalho de arquitetura e urbanismo, equiparação salarial, o papel feminino na construção das cidades mais inclusivas e seguras, assédio nas universidades, entre outras questões importantes.
Denominado “Arquitetura: substantivo feminino”, o evento acontecerá entre 14h e 19h30, na Av. República do Chile, 230, 23º andar. Os interessados devem se inscrever pelo endereço: https://goo.gl/pAfZxj. Haverá espaço destinado às crianças.
Para a conselheira Luciana Ximenes, uma das organizadoras do evento, discutir as questões que perpassam a prática profissional das arquitetas e urbanistas é cada vez mais urgente, considerando que as mulheres são maioria na carreira e nos cursos de graduação. Como as cidades são produzidas e para quem? Qual o papel das instituições públicas na redução das desigualdades entre homens e mulheres em nosso exercício profissional? Quais são os nossos maiores desafios? São questões que o evento pretende debater. “O objetivo é que o CAU/RJ crie mais espaços para essa temática tão relevante para toda a sociedade”, disse Luciana.
O primeiro painel discutirá a participação das mulheres no CAU e em outros Conselhos profissionais, além das políticas destinadas ao mercado de trabalho das arquitetas e urbanistas. Contará com a participação da presidente do CAU/BA, Gilcinéa Barbosa, e da advogada e presidente da Comissão de Mulher do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Débora Prates, que compartilharão suas experiências.
Em seguida, será a vez de discutir o papel das arquitetas na construção das cidades e como torná-las mais inclusivas e seguras para as mulheres. A arquiteta e urbanista Priscila Gama, desenvolvedora do aplicativo Malalai, que ajuda mulheres a escolher rotas mais seguras para caminhar na cidade, será uma das participantes. As pesquisadoras Poliana Monteiro, Macela Abla e Rossana Tavares contribuirão com o debate. Elas vão abordar a atuação das mulheres na luta pelo direito à cidade, na resistência às remoções e na produção habitacional.
“É fundamental no nosso campo esse debate. Por incrível que pareça, embora algumas mulheres tenham feito pesquisas e de não ser novo, é um tema bastante inédito. O evento é uma oportunidade de o assunto sair da academia. O debate sobre a questão das mulheres e o debate racial são periféricos e acabam interferindo em nossa prática profissional, na forma como são elaborados os planos urbanísticos e os planos diretores”, afirmou a arquiteta e urbanista Rossana Tavares.
O terceiro painel terá como palestrantes Mikhaila Copello, estudante de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFRJ, que falará sobre o assédio na Universidade; Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, coordenadora Regional da Plataforma Brasil Cidades e consultora técnica do MTST do Rio de Janeiro, que falará sobre atuação profissional; e Júlia Mazzuti, arquiteta e urbanista e uma das fundadoras do coletivo Arquitetas Invisíveis, que busca promover a igualdade de gênero na arquitetura e urbanismo por meio da divulgação da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história.
Data: 06 de março
Local: auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Avenida Avenida República do Chile 230 - 23º andar,
Horários:
“Representatividade no CAU” (14h às 15h30),
“Mulheres e cidade” (16h às 17h30)
“Ser arquiteta” (18h às 19h30).
Título
CAU-RJ promove debate “Arquitetura: substantivo feminino”Tipo
Série de PalestrasWebsite
Organizadores
De
06 de Março de 2018 03:54 PMAté
06 de Março de 2018 03:54 PMOnde
Auditório Sede do CAU/RJEndereço