UNStudio foi selecionado como o vencedor do maior concurso de arquitetura de iniciativa privada realizado na França - para o Centro Cultural 'Keystone' do novo empreendimento EuropaCity atualmente em desenvolvimento na região do Triângulo de Gonesse, a norte de Paris.
Como um novo distrito, EuropaCity lançou em 2017 uma chamada para o projeto de 8 edifícios-chave que se localizarão no plano diretor vencedor do BIG, incluindo uma sala de concertos, hotéis, um circo contemporâneo e uma sala de exposições. UNStudio foi escolhido para projetar o novo Centro Cultural Dédié Au 7è Art, que abrigará um complexo de cinema e "laboratório cultural".
O complexo apresenta uma variedade de locais internos e externos para desfrutar do cinema, de formas tradicionais e inesperadas. Ao invés de simplesmente projetar um recipiente simples para um teatro, o prédio é imaginado como um espaço público completamente acessível onde as pessoas podem se reunir e relaxar. O programa expandido também incluirá instalações de mídia e produção, restaurantes e cafés, e mirantes 360 graus para EuropaCity e o horizonte de Paris.
"Os cinemas são o exemplo perfeito de arquitetura escondida", explica o sócio fundador Ben van Berkel. "O cinema é o único tipo de construção que se torna invisível uma vez que você entra nela. Você gasta até duas horas em uma sala escura, imerso no espaço alternativo e no tempo da imaginação... e então você sai. Esta experiência limitada de usuário do cinema como local levou ao conceito-chave que impulsionou o nosso projeto: o desejo de criar um edifício que, na sua totalidade, oferecesse uma experiência muito mais ampla de cinema".
O projeto do edifício desenha indícios do plano mestre 'Rolling Hills' do BIG, usando curvas e coberturas ocupáveis para incorporar o prédio em seus arredores. Uma preocupação chave do projeto era manter um perfil baixo para permitir que o máximo de luz natural chegasse ao hotel adjacente. Para conseguir isso, o prédio é orientado para causar sombras mínimas, enquanto ainda permite que a luz atinja os terraços e os terraços do edifício.
Mas o edifício também se destaca, através de sua forma geral e escolha de materiais na fachada. Inspirado por esculturas de paisagem, o aço expressa um tom natural e familiaridade. Perfurações no trabalho de metal em conjunto com a forma geral para aproveitar os ventos naturais e fornecer ventilação para espaços interiores.
Os três "blocos" do edifício são organizados por gênero de filme, permitindo que o espaço e a arte interajam e se intensifiquem. No centro, eles convergem em um lobby que oferece acesso aos teatros e vislumbra nos estúdios de produção no nível abaixo.
"Para o projeto do Centro Cultural, fomos inspirados pela cultura "Cinéma en plein air", e queríamos celebrar a arte do cinema", diz van Berkel. "Criamos um edifício onde você possa produzir e desfrutar do filme como uma experiência compartilhada".
Arquitetos
Equipe UNStudio
Ben van Berkel with Wouter de Jonge, Imola Berczi, Aurélie Hsiao and Alexandra Virlan, Julia Gottstein, Ana Maldonado, Dimitra Chatzipantazi, Saba Nabavi, Eva Poulopoulou, Jay Tsai, Patrik Noome, Spyros NikolopoulosVisualizações
Flying ArchitectureVolume da Edificação
75,540 m3Área do terreno
7,641 m2Área
10045.0 m2Fotografias
Courtesy of UNStudio