- Área: 144 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yoon Joonhwan
-
Fabricantes: Canadawood, Eden, FAKRO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Houve um tempo em que o livro "botong-ui jonjae" (Normal Being) foi o mais vendido na Coréia. O livro trata sobre a beleza encontrada na vida cotidiana e seu ponto de vista se tornou um fenômeno natural no país, fazendo o público refletir sobe o passado e ser confortado pela situação que tornou-se mais difícil de viver do que antes.
Com o objetivo de descobrir a beleza nas coisas ordinárias, é necessário ter uma sensibilidade quase poética para olhar o cotidiano do passado por um outro ponto de vista. O projeto começa a partir do questionamento de como a arquitetura pode adentrar ao mundo emocional.
Um paradoxo da forma normal
O terreno é plano e as casas de seu entorno têm formas variadas. Percebe-se que há aqui uma variedade usual. Pensei que a forma paradoxal de reverter essa situação fosse despertar emoções especiais a partir de cenários ordinários. A forma usual das residências é revertida,transformando o tradicional perímetro da casa em um volume puro, subtraído por um contorno que imprime o habitual formato residencial. Assim, ao se reverter a forma comum questiona-se o que de fato é a normalidade.
O contorno se torna uma abertura e se repete dentro da casa estabelecendo uma sequência e permitindo a presença da luz natural indiretamente. A percepção espacial muda de acordo com as aberturas, as quais se transformam a partir da incidência solar, criando um momento onde transformações ordinárias se tornam momentos especiais.
O requerimento mais importante do cliente foi o espaço abaixo dos beirais. Em casas suburbanas os beirais têm um um papel importante. Muitas coisas que não se pode fazer em um apartamento são possíveis sobre beirais. É um local onde você pode praticar diferentes atividades sem ser exposta ao clima. Fiquei tocado pela afeição do cliente pela família e queria presenteá-los com uma sensação especial, como um toque especiai no dia a dia. As rotinas se repetem e a paisagem do entorno continua a mesma, porém quando esta família se acostumar com a vida aqui, o esperado é ocasionalmente receber presentes que se transformam com o passar do tempo, e transformam também seu espaço.