- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Mezcla Brava, Novaceramic, ProBarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Palmas está situada em Texcoco, Estado de México, próxima ao polígono do centro histórico e em uma avenida principal que atravessa e conecta todo o município com um grande fluxo de veículos e com um clima quente durante o dia e frio durante a noite.
No início de 2017, uma jovem procurou nosso estúdio requerendo um projeto para a residência de sua prima e família, uma mulher humilde que habitava uma moradia de mais de 40 anos, não possuindo condições adequadas de espaço, iluminação, ventilação e privacidade.
O desafio principal nesse projeto foi adaptar-se a um orçamento limitado sem abandonar o objetivo primordial que era melhorar a qualidade de vida da Sra. Elsa e sua família. Por isso, o projeto desenvolveu-se por meio de um trabalho colaborativo entre Dosa Studio e três outras empresas interessadas e comprometidas com o propósito do projeto: Novaceramic, Mezcla Brava e Probarro. Elas contribuíram com seus produtos na construção da moradia.
O primeiro passo foi o reconhecimento de materiais, o tijolo vermelho cumpria com as características necessárias para a edificação desse projeto e foi utilizado para modular a casa por completo segundo suas medidas, trabalhando em conjunto com a luz natural para expressar-se e ambientar todas as áreas da casa, dotando-a de caráter além de conforto térmico.
A residência Palmas busca a luz como uma solução simples e honesta, convive com a imagem urbana do centro de Texcoco, fecha-se visualmente ao exterior e aproveita ao máximo as condições irregulares do terreno. A localização foi pensada na lateral mais longa para conter o programa arquitetônico e beneficiar-se das orientações, tendo como resultado dois pátios que a separam das suas adjacências, cada um com identidade e papel próprio. Por outro lado, um estreito jardim de pedras é o caminho antes de adentrar à residência, isolando-a visual e acusticamente do contexto e refletindo a relação harmônica que surge entre os contrastes das cores, texturas, luzes e sombras do céu, com a residência, conectada através de grandes janelas.
No outro extremo contamos com um pátio secundário onde é vista a fachada fechada que contem os serviços da residência, sem perder o sentido de sensações e emoções que a casa transmite. O projeto impacta por sua geometria que vai sendo descoberta aos poucos enquanto se percorre a rua, sua cobertura orientada ao sul ilumina de maneira constante e uniforme o interior do volume, sua sombra vai sendo projetada nos muros transformando-se durante o percurso do dia.
A configuração espacial da residência é centrada no funcionamento original que a moradia anterior possuía e ergue-se para promover a convivência entre os usuários. No térreo encontramos a área pública, integrada pela sala, sala de jantar e cozinha, espaços todos conectados entre si.
O pavimento superior é a área privativa que inclui três dormitórios que se conectam interiormente por um corredor e ao exterior por uma varanda contígua que tem vista para o jardim.
A conectividade com o exterior é feita através de um local comercial que abriga a economia familiar e é independente do funcionamento interior da moradia.
A residência Palmas outorga outro sentido à arquitetura social e contemporânea do México. Conta como pode mudar a vida de uma família por meio das experiências espaciais que não devem depender de grandes orçamentos e que devem estar conectadas às necessidades funcionais e espirituais, pensadas nos usuários e na sua forma de habitar, com a premissa de que a arquitetura é para todos.