Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia norte de Yangzhong, uma cidade insular no rio Yangtze, este novo jardim de infância é um dos equipamentos de educação pública que normalmente são construídos antes dos empreendimentos imobiliários na futura área urbanizada do entorno.
Jardins de infância na China adotam um sistema de três séries. Este projeto precisava acomodar 15 salas de aula para as três séries, com número total de aproximadamente 450 crianças. Para criar uma escala menor, propusemos três pátios hexagonais, um para cada série, com cinco dos lados de cada hexágono correspondendo a cinco salas de aula e o sexto lado aberto para circulação compartilhada ou espaços sociais.
Todo o programa é organizado em torno dos três pátios com plantas idênticas, mas variados números de pavimentos, resultando em uma volumetria escalonada e sobreposta. Posicionamos as salas de aula no último andar de cada pátio para maximizar a iluminação e ventilação natural, e as outras atividades de apoio nos andares inferiores, como música, estúdios de arte, uma biblioteca, um salão multiuso, uma cozinha e as salas de professores.
Os três pátios diferem em seu caráter e materialidade. Para facilitar o acesso, as crianças mais novas ficam nas salas de aula no térreo, ao redor do pátio mais baixo com um gramado e equipamentos para brincadeiras e uma casa na árvore que vai do gramado até o telhado, para que as crianças possam se aventurar. As crianças do nível intermediário estão no segundo pavimento do segundo pátio, que apresenta uma plataforma de madeira que é também a cobertura do salão multiuso abaixo. Para o terceiro pátio, à medida que as crianças atingem o último ano e tornam-se mais maduras, ou pelo menos pensam se tornaram, propusemos um pátio mais normal com piso em concreto. No entanto, ele pode coletar a água da chuva e se transformar em uma piscina rasa quando o clima estiver muito quente.
Enquanto cada pátio parece pertencer claramente a cada diferente série, os espaços abertos de circulação ou atalhos entre os pátios permitem que as crianças deixem facilmente seu próprio pátio e explorem esses espaços menos familiares. A justaposição dos três pátios produz uma complexidade espacial imprevisível. O centro espiritual do jardim de infância é um anfiteatro ao ar livre que desce da plataforma do segundo pátio, parcialmente coberto pelo telhado do terceiro pátio.
A estreita proximidade entre os pátios oferece às crianças a conveniência de sair para os terraços do telhado dos pátios vizinhos, e desfrutar de diversas atividades ao ar livre, incluindo espiar as sala de aula do piso inferior através das claraboias do telhado. Os caminhos curvilíneos circundam a escola e levam as crianças de volta ao seu próprio pátio.
As fachadas externas das salas de aula são cobertas por brises metálicos, com uma cor correspondente a cada série. A extensão dos brises coloridos do piso térreo ao último andar, visíveis tanto de dentro como de fora dos pátios, reforça o conceito do crescimento infantil, que é celebrado aqui, tanto em momentos independentes no tempo, como coletivamente ao longo do tempo.