- Área: 1712 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jaime Navarro Soto
-
Fabricantes: Minotti, Ricardo Yslas Gámez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um loteamento privado a 20 minutos do centro da Cidade do México. Rodeada por um bosque, tanto as áreas privadas como as púbicas estão em torno de um pátio interior central cujo principal elemento é um cubo flutuante de concreto que emoldura a presença de uma magnólia iluminada por luz natural, a qual é filtrada através da cobertura que protege a imponente figura de concreto.
Na parte posterior do pátio, alinhada com a estrutura de concreto flutuante, está uma lareira em que do seu centro emana uma pirâmide invertida que, por sua vez, recebe a chama. Esse elemento funciona como um vínculo entre a sala, a sala de jantar e o pátio, conectando os três espaços ao mesmo tempo, servindo como elemento divisório.
Tanto o pátio interior como os corredores são ocupados por pergolados de madeira gerando um interessante jogo de sombras.
A residência está estruturada em dois volumes em forma de "L" que são conectados por duas pontes no interior.
As pontes unem os espaços privados, uma delas cruzando sobre um jardim de samambaias enquanto no outro extremo, a segunda ponte avança sobre um espelho d'água de onde nasce uma árvore. Essas duas áreas ajardinadas servem para conferir ventilação cruzada à casa.
Os principais materiais utilizados são madeira, pedra e concreto. É a combinação de tais elementos que gera diferentes efeitos de luz e sombra que conferem à residência um ambiente acolhedor, de acordo com o entorno boscoso.