- Área: 179 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Patrick Y. Wong
-
Fabricantes: Caesarstone, Hardwood Bargains, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente construída como uma residência de estilo campestre em 1962, a reformada Residência Y está projetada com sensibilidade para ser tecida na trama da vizinhança de Sherwood Oaks ao sul de Austin e ao mesmo tempo proporcionar uma forma de vida nova e moderna. Concebida pelos arquitetos-clientes como uma propriedade para investimento, a reforma e adição da casa proporcionam espaço de estar e trabalho para os proprietários, assim como um reflexo dos valores de projeto do seu escritório.
A parte agregada ao projeto divide o retângulo no centro para criar uma forma de "Y" no extremo privado da residência. Essa divisão permite que o dormitório principal tenha privacidade sendo separado dos outros tanto física como visualmente. A divisão também cria um pátio no que foi antigamente um corredor sem saída, trazendo luz, vistas e um maior nível de interesse a um espaço tipicamente mundano.
Na sala de estar principal da casa, as habitações previamente compartimentadas foram abertas para criar um conceito de planta livre. A parede posterior do refeitório pode ser aberta completamente até o terraço posterior, estendendo a sala de estar para o exterior aproveitando o clima cálido do Texas. Esse desenho também permitiu a ventilação cruzada do ar desde a parte frontal da casa para a parte posterior e cria uma forte conexão visual com o exterior desde todos os espaços de dentro da casa.
O terraço é uma extensão do espaço interior que percorre toda a parte posterior da residência com acesso desde a sala de jantar, dormitório de hóspedes e dormitório principal. A cobertura do pórtico incorpora a copa da grande árvore existente para proporcionar sombra e proteção do sol do Texas.
A garagem da casa transformou-se em um escritório para os proprietários. Isso lhes proporciona um espaço para reunirem-se com os clientes, assim como acesso ao seu lar como um exemplo vivo do que fazem profissionalmente através do seu desenho. A residência reutiliza vários materiais, incluindo um banco e um pórtico construído a partir dos pilares de madeira da casa original. A residência também beneficia-se de abundante luz natural através de amplas janelas e claraboias para reduzir a utilização da energia elétrica.