-
Arquitetos: Oeco architectes
- Área: 1776 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kévin Dolmaire
-
Fabricantes: Holcim, Knauf, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Espaço Guy Môquet é um equipamento misto que reúne um centro de lazer, um salão de festas e um alojamento coletivo. A ambição do projeto é atrair os jovens para esse novo espaço criado para eles. O projeto, localizado na entrada da cidade, é notado como um elemento maciço e atraente graças a sua forma e seus materiais. A compacidade e a implantação do volume proporcional grandes espaços ao ar livre. O projeto é um pivô de diversas geometrias, com diferentes fachadas de concreto, um edifício projetado para ser atravessado. Sua escala se reduz graças à incrustação do volume no solo e à disposição de seu programa interno, visível a partir de seu átrio central. Os meios níveis conectam os espaços e criam volumes generosos e contínuos.
Uma escada externa e terraços dão acesso independente a todos os pavimentos superiores, oferecendo aos usuários a liberdade de uso. Implantado nos três pavimentos inferiores, o Espaço Juvenil se define como um espaço aberto, que pode ser dividido caso necessário. Está organizado ao redor de um átrio, o coração do equipamento, sobre o qual se abrem todos os espaços. O salão de baile está conectado ao Espaço Juvenil junto ao átrio, mas também pode ser acessado através da escada e do terraço. O Alojamento Coletivo encontra-se no pavimento superior e no último, e se beneficia do terraço da cobertura com a vista da paisagem circundante e o pôr-do-sol.
As fachadas do edifício foram construídas com um único material, o concreto. A sofisticação do material é proporcionada por um tratamento duplo, segundo as fachadas do projeto: as aberturas foram feitas em concreto liso, e a fachada do primeiro plano foi feita com concreto moldado em uma matriz vertical. O tratamento das fachadas se adapta a cada orientação. Algumas fachadas são, portanto, permeáveis e estão protegidas por brises os balanços da laje, e outras são mais opacas, dependendo das orientações e dos ventos. O projeto forma um todo homogêneo, graças ao tratamento da superfície em concreto moldado seguindo o ritmo dos brises verticais.