Desde 2016, o Sesc São Paulo e a britânica Central Saint Martins, University of the Arts London – referência mundial em arte e design –, promovem atividades em parceria. Uma das atividades de destaque para 2018 é a mesa de debate ‘As Ironias da Arquitetura: o Arquiteto como Cidadão’, que será realizada no dia 16 de março, às 10h30, no teatro do Sesc 24 de Maio.
O evento conta com as participações do arquiteto e Head ofCollege e Pro-Vice Chancellor da Central Saint Martins, Jeremy Till, da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik – Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – e do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 e da Medalha de Ouro do Instituto Real Britânico de Arquitetos (RIBA). O arquiteto também foi o responsável pela concepção da unidade 24 de Maio, no centro da capital.
A discussãoserá aberta pelo diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e contará também com Martin Dowle, diretor do British Council no Brasil.
No dia seguinte (17/3), a performer mineira Priscila Rezende, que participou da última edição do programa de residência artística na Central Saint Martins, em Londres, mostrará gratuitamente o resultado de seu processo em performance intitulada ‘November 29, 1781’, que será realizada na Área de Convivência da unidade, a partir das1 3h. O trabalho de Priscila trata de temas como o racismo e as opressões sofridas pelas mulheres negras enquanto desafia e confronta as histórias do período colonial brasileiro e seus desdobramentos até os dias de hoje.
Entre 20 e 23/3 uma série de atividades de desenvolvimento artístico sobre assuntos relacionados ao design de vestíveis e nas relações entre a arte e a tecnologia se destina a artistas convidados e funcionários do Sesc São Paulo.
Já em 28/3, às 19h, o Sesc 24 de Maio apresenta ao público o Laboratório de performance: em duração’, conduzido pelo artista, escritor e professor da Central Saint Martins, John Seth, e pelo coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, Marcos Moraes,e que conta com a participação de performers de renome no Brasil. A atividade explora a relação entre o aleatório, o indeterminado, a improvisação e a duração do tempo.
Seth coordenará, ainda, dois dias de atividades com performers que concorreram com Priscila Rezende à vaga de residência na Central Saint Martins. Trata-se de uma plataforma experimental de trabalho conceitual e prático no campo da arte da performance duracional proposto a um grupo de artistas, pesquisadores e curadores com a intenção de abrir espaço para a conversa, a experimentação e a troca entre os participantes.
EVENTOS
Mesa redonda/debate - AS IRONIAS DA ARQUITETURA: O ARQUITETO COMO CIDADÃO
- Conversa com Jeremy Till, Raquel Rolnik e Paulo Mendes da Rocha sobre o papel social e político da arquitetura. Abertura de Danilo Santos de Miranda (Sesc SP) e Martin Dowle (British Council Brasil)
- 16/3, sexta, 10h30 – TEATRO
- Recomendação etária: 16 anos.
- Ingressos: grátis; retirada de ingressos com 1h de antecedência na Loja Sesc, 1º subsolo
Performance - NOVEMBER 29, 1781
- A artista Priscila Rezende apresenta performance de longa duração desenvolvida durante o período de residência na Central Saint Martins entre janeiro e fevereiro de 2018.
- 17/3, sábado, 13h - CONVIVÊNCIA
- Recomendação etária: livre
- Ingressos: Grátis
Abertura de processo - LABORATÓRIO DE PERFORMANCE: EM DURAÇÃO
- Plataforma experimental de trabalho conceitual e prático no campo da arte da performance duracional proposto a um grupo de artistas, pesquisadores e curadores com a intenção de abrir espaço para a conversa, a experimentação e a troca entre os participantes.
- 28/3, quarta-feira, 19h – TEATRO
- Recomendação etária: livre
- Ingressos: Grátis