-
Arquitetos: LLAMA urban design
- Área: 230 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:A-Frame studio/ Ben Rahn
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ponte está localizada a duas horas ao norte da cidade de Toronto, nas margens do Mary Lake, em Port Sydney, Ontário.
Implantado sobre um terreno com distintas inclinações e limitado por duas grandes árvores de carvalho, o volume foi projetado a partir de uma robusta estrutura de madeira laminada colada que suspende a casa acima do solo, resultando em um impacto mínimo sobre a paisagem natural. Sua estrutura suspensa atravessa transversalmente a parte mais inclinada do terreno, desenhando uma linha horizontal de 38 metros de comprimento que se contrapõe com a profusão natural do entorno. Um simples gesto projetual que celebra as características única deste lugar, não apenas superando a geografia acidentada, mas também proporcionando um caminho natural por baixo da casa até a beira do lago, como um portal que revela e reverencia a escala monumental da paisagem.
O volume horizontal está definido por duas fachadas longitudinais principais. Uma de frente para o lago, atuando como uma espécie de varanda que se abre inteiramente para a paisagem, a 6 metros acima do solo, como em uma casa na árvore. A fachada frontal, do lado oposto, volta-se para a floresta através de uma grande abertura definida pela estrutura da casa, como um reflexo do recorte natural do terreno abaixo.
A casa está atirantada em uma estrutura em forma de "V" invertido, o qual define também o caminho das escadas exteriores que conectam a área social interior com a laje de cobertura. O conjunto parece flutuar na paisagem, permitindo ainda que o exterior atravesse a casa que praticamente desaparece em meio a floresta.
Os acabamentos de madeira foram executados com esmero e utilizando apenas madeiras locais, contrastando com a rústica materialidade da paisagem circundante. Exteriormente a casa foi revestida com tábuas horizontais de cedro não tratado, acentuando as linhas longitudinais do volume. O interior foi executado partir de grandes painéis de compensado de carvalho, como um pano de fundo sutil para o cenário natural, onde as ondas que batem nas margens do lago parecem ecoar no movimento das árvores, criando um jogo de luz, sombra e sons.