-
Arquitetos: P11 Arquitectos
- Área: 590 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Calvo Santisbon
-
Fabricantes: Chukum, Haus Design Center, Lightstyle&co
"Um pátio" é um projeto de residência unifamiliar localizado no norte da cidade de Mérida, no estado de Yucatán, em um terreno retangular de aproximadamente 24 x 39 metros, com orientação leste-oeste.
O projeto foi pensado para uma família onde a convivência com a arte é fundamental. Propôs-se um espaço central, onde convergem diariamente a arte, o usuário e os elementos naturais, resultando em um quadrado que contém um pátio central concêntrico, que responde a um jogo de volumes intersectados.
O volume principal, um quadrado de 12 x 12 metros, é formado por uma sequência de volumes soltos em seu interior, os quais abrigam as áreas privadas do projeto, sobressaindo a disposição concêntrica, e um segundo volume de pé-direito duplo de 9 x 9 metros, que intersecta o quadrado abrigando as áreas sociais.
A intersecção entre os volumes é marcado pelo uso de diferentes materiais, no primeiro, as paredes externas, internas e lajes encontram-se totalmente cobertas com uma mistura de concreto e água de chukum (árvore endêmica da região), um acabamento característico do local, de manutenção nula e forte identidade yucateca, sendo, além disso, um material sustentável. Em contrapartida, o segundo volume, de menor dimensão e maior altura, está revestido com um acabamento branco, enfatizando a volumetria geral. Nele encontra-se a sala, a sala de jantar, um escritório e a varanda de pé direito duplo contida dentro da margem de uma viga de aço sobre a qual descansa uma estrutura de concreto de confere identidade aos diferentes volumes.
O pátio central expressa a relação entre o espaço interno e externo, e foi traçado a partir de um álamo inscrito no terreno, transformando-se no coração do projeto e um espaço de entrada concêntrico, onde os percursos são acompanhados por arte, entradas de luz natural e ventilação, por meio do uso de estruturas de bloco de concreto e janelas de vidro que geram um espaço de contemplação e cuja atmosfera vai mudando conforme a incidência solar, gerando a possibilidade de controle de luz, umidade e tentação para a preservação adequada de pinturas e esculturas pertencentes à coleção dos clientes.
“Um pátio”
“Com a tarde
se cansaram as duas ou três cores do pátio.
Esta noite, a lua, o claro círculo
não domina seu espaço
Pátio, céu canalizado.
O pátio é o declive
pelo qual se derrama o céu na casa.
Serena,
a eternidade espera na encruzilhada das estrelas.
Gratificante é viver na amizade escura
de um salão, de uma videira e de uma cisterna” Jorge Luis Borges, 1923