- Área: 19 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Vincent Fillon
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Forbo Flooring Systems, Hunter Douglas Architectural (Europe), Knauf, Schüco, Soprema, sammode
Descrição enviada pela equipe de projeto. O distrito de Saint-Isidore está dentro do escopo da Operação de Interesse Nacional da Plaine du Var, portanto o terreno em questão é parte do projeto eco-vale que, por sua vez, aponta o desenvolvimento sustentável como prioridade.
Esta extensão de um grupo escolar dos anos 90 (primário e jardim de infância), com a criação de um centro integral para a infância e um centro de lazer, está localizada em um terreno trapezoidal em um ambiente construído heterogêneo, com um tecido rodoviário sendo redefinido.
Trata-se de responder ao meio ambiente e ao edifício existente a partir de uma construção que torne o equipamento legível através de uma arquitetura discreta, comum à primeira vista, mas que se torna extraordinária pela sucessiva descoberta de pátios e transparências.
Esta arquitetura contemporânea resultante é, portanto, uma grande colmeia urbana na escala da criança.
Do mesmo modo, o edifício se beneficia de vistas imediatas da vila e de seu campanário, das duas colinas próximas ao leste (Saint Isidore e Plana de Flori), bem como da grande paisagem do norte com o Baou de Saint-Jeannet ao fundo, as montanhas Mercantour e a oeste, as colinas de Saint-Laurent du Var.
Há um diálogo com a escola existente a partir de uma continuidade formal e da volumetria. Um volume no piso térreo se desenvolve por todo o terreno, 3 volumes marcam os diferentes programas (creche, jardim de infância e CLSH) e o quintal existente prolongado conecta as 2 escolas.
O jardim público situa-se entre a avenida Auguste Vérola, localizada ao sul da propriedade a do berçário. Assim, é removido o tráfego viário dos espaços de estar, proporcionando também aos usuários uma vista agradável.