- Área: 76 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Boris Shiu, Christian Taeubert
-
Fabricantes: Ikea, Midea, Xiaomi
‘Estúdio Cottage’ redescobre a identidade de uma vila suburbana de Pequim.
A zona rural chinesa tem sido dominada pelo fluxo de despovoamento. O esforço local por si só não é adequado à tarefa de enfrentar os múltiplos desafios das comunidades rurais, quando sua vitalidade foi comprometida pela mudança das pessoas em direção à cidade grande.
Dada a proximidade de Pequim com as áreas rurais circundantes, como Bo Hai Zhen, a revitalização da comunidade capturou nossa imaginação. Percebemos que a maioria das pessoas em idade ativa havia deixado a aldeia. Os habitantes restantes são na sua maioria avós e netos; A sua luta para recuperar a sustentabilidade social na forma de viver é um dos muitos desafios que as aldeias rurais enfrentam. O projeto foi impulsionado pela intuição de que uma gentrificação moderada poderia eventualmente levar a uma prosperidade modesta para alguns dos aldeões restantes.
No entanto, nas áreas rurais onde o desenvolvimento econômico está atrasado em relação às cidades crescentes da China, o importante não parece ser preservar a tradição mas, talvez, revivê-la porque a tradição não está realmente presente. Nossa intenção era remodelar uma habitação desocupada, que alguns poderiam argumentar que não valia a pena ser preservada, a fim de redescobrir a identidade que poderia resultar no contexto da configuração da aldeia. Com suas paredes perimetrais colapsadas e os terrenos cobertos, a propriedade negligenciada tornou-se um "ponto branco no mapa da aldeia" onde o vazio é um símbolo de despovoamento.
O fazendeiro que originalmente construiu a casa no início dos anos setenta foi um visitante frequente durante a fase de construção e ficamos felizes em saber que ele "aprovou" as nossas intervenções na casa.