- Área: 540 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Marroquin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Ramos faz referência ao programa das Case Study Houses (CSH) em meados dos anos 40. Ela está projetada sobre um terreno muito particular com uma forma praticamente triangular.
Utilizou-se um dos lados do triângulo para situar a residência paralelamente a esse eixo; essa decisão foi tomada a fim de aproveitar a orientação sul e as vistas verdes, dando as costas para as adjacências.
A residência foi desenvolvida em três níveis.
O nível do subsolo dá lugar aos estacionamentos e serviços aproveitando o desnível existente entre os lados do triângulo, situando-os abaixo da casa e do jardim.
No térreo temos a área social, sala de jantar, sala de televisão, cozinha, no mesmo do nível do jardim, podendo apreciá-lo desde praticamente todos os espaços.
O primeiro pavimento, onde estão os dormitórios, representa um volume apoiado nos seus extremos conferindo uma aparente leveza na fachada frontal. Todo esse nível possui vistas ao jardim e ao exterior do terreno apreciando assim uma área arborizada, além de contar com um grande terraço.
Utilizando materiais como aço, concreto aparente e pedra criou-se uma residência de luxo com um orçamento não muito elevado.