-
Arquitetos: Ariel Valenzuela, Diego Ledesma
- Área: 370 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ariel Valenzuela + Diego Ledesma
-
Fabricantes: Artisanal milpa bricks, Benetti, Cemex, Grupo Tenerife, Mextile
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto parte de uma edificação pré-existente com muitas limitantes estruturais e áreas muito restritas. Procurou-se, desde o início, liberar os espaços interiores gerando novas aberturas que permitiram uma correta iluminação e ventilação, considerando que os espaços mais transitados eram os menos iluminados.
Para gerar essa abertura, foi proposto um novo pátio central no interior da casa para convertê-lo assim no coração da mesma, o espaço central que ilumina e conecta dormitórios, áreas sociais e estúdio e, por sua vez, serve de ventilação natural.
Integrando elementos de desenho paramétrico para responder de maneira única às limitantes do projeto, cria-se uma fachada com ajuda de ferramentas de modelação avançada, combinando o design computacional, métodos de construção tradicional e materiais da região - como o tijolo artesanal. Dessa forma, dota-se o projeto de uma identidade contemporânea e regional.
Considerando a calçada como a área pública do projeto, cria-se um espaço de qualidade a partir da ideia de compartilhar com os vizinhos e transeuntes as áreas verdes e dotar a cidade de um espaço agradável e acessível. Assim, de acordo com as condições específicas de cada área, selecionou-se a vegetação dividindo-a em três grupos; plantas de sombra, plantas de sol e plantas aquáticas. Posteriormente e para integrar essa área com o restante do projeto, desenhou-se com ferramentas digitais um padrão de calçada usando a geometria dos seus materiais otimizando o desenho usando a área como fator para alcançar as áreas verdes desejadas.