- Área: 1549 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Stephane Aboudaram | WE ARE CONTENTS
-
Fabricantes: AFRACOM, MARTY SPORT, ROLPIN, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado ao norte da cidade, em uma região chamada 'Les Pins de Gouaillard et la Liberté', próximo a rua 824 Departmental.
O acesso principal acontece pela Avenida Lacs via Chemin du Golf. Uma estrada de terra, percebida da Lac de Christus, cruza o terreno oferecendo acesso aos pedestres e aos ciclistas.
O complexo esportivo incluí 4 campos de rugby e futebol, uma arquibancada com 500 lugares, vestiários, um parquinho para crianças, uma área multi-uso com pista de atletismo, a sede do clube e uma área para desfrutar de espaço aberto e natureza.
O Plaine des Sports é um projeto tanto de arquitetura quanto de paisagismo. Propusemos uma composição ortogonal, um retângulo limpo que comporta as facilidades esportivas, envolto pela paisagem natural.
Algumas restrições ambientais, como a presença de espécies protegidas como a borboleta coenonympha oedippus ou o pássaro noitibó-da-europa, e a proximidade com os charcos e o córrego Gouillard, restringiram nossa ocupação e nos levaram ao principal partido de fazer do Plaine des Sports uma área densa e eficiente.
A entrada do complexo funciona como um sinal arquitetônico, uma linha na paisagem visível nos dois sentidos da estrada 824 Departmental. Perpendicular à estrada, sua localização a torna visível em um campo aberto e homogêneo, equilibrado com vegetação e a presença de equipamentos técnicos como postes de iluminação ou traves esportivas.
O edifício emerge sutilmente do solo, envolvido pela topografia original de forma que os dois níveis de facilidades absorvem a inclinação natural do terreno. Essa configuração também funciona perante às necessidades de uso, uma vez que as atividades abertas para o público se concentram no térreo e as atividades dedicadas aos esportistas acontecem em continuidade ao campo principal.
O caminho da entrada, do pátio até a cerca feita de toras de madeira que demarcam o edifício e protegem o ambulatório, dão ao visitante uma vista panorâmica do Plaine des Sports.
Projetados como sendo terraços esportivos, os campos são conectados sucessivamente em patamares que vão descendo no eixo leste oeste. O terreno decresce um total de 7 metros a partir de seu ponto mais alto no noroeste.
Outro edifício dedicado aos serviços dos campos e do jogo criam um segundo foco na paisagem e servem como ponto de referência. Implantado entre os campos 2 e 3 este edifício de arquitetura simples foi envolto em madeira e é projetado para frente em sua fachada principal.
Como resposta a preocupação com a paisagem natural e seu entorno, além do Plaine des Sports, nossa proposta ministra um parque para atividades a céu aberto, ocupado por fauna e flora regionais.