- Área: 115 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: Isover, Itaim Iluminação, Placo do Brasil, Plurigoma
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta de utilizarmos uma composição em containers para os bicicletários iBike nasceu dos vértices da mobilidade, rapidez de montagem e desmontagem, robustez do mobiliário e acesso fácil aos ciclistas, preferencialmente próximos aos metrôs ocupando pontos estratégicos de diversas capitais do país. O modelo dos bicicletários varia de acordo com o ponto urbano em que se insere. No caso do Paraíso utilizamos um container e mais uma metade, customizando os acabamentos de paredes e pisos para a área disponibilizada pela Prefeitura de São Paulo, ao lado da estação Paraíso, mais precisamente no Viaduto Santa Generosa.
O desenho deste bicicletário atendeu às solicitações do institucional do banco e da administradora Tembici, que seria abrigar 52 bikes, sendo duas por rack específico, com design desenvolvido pala própria Tembici. Mantivemos as características principais de estrutura e acabamentos dos containers, adaptando uma das laterais para recortes e encaixes de vidros temperados de 10mm encaixilhados para obtermos uma iluminação natural. Portas e demais componentes do container permaneceram como as originais.
Como o atendimento aos usuários é praticamente ininterrupto (funciona dentro dos horários do metrô), procuramos humanizar alguns acabamentos e, além da construção do sanitário, colocamos forro de gesso e paredes revestidas também com gesso e lã de rocha como isolante termo-acústico. Equipamentos de ar condicionado e entrada de energia ficam próximos à porta principal de entrada do bicicletário, permitindo que o acesso técnico seja feito externamente, otimizando a área útil interna. O esgoto, neste caso, pode ser ligado à rede pública com autorização da Prefeitura. O piso interno é o emborrachado tipo plurigoma e adaptamos o acesso externo ao cimentado da calçada permitindo plena acessibilidade.