-
Arquitetos: Vilela Florez
- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Maira Acayaba, Guillermo F. Florez
-
Fabricantes: Central da Telha, JPM Aluminio, Officina Interiores, Pedra Preta, Sherwin-Williams, Tadeu Araújo, Tao Bambu, Tidelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, um casal de amigos que passam grande parte do ano navegando em um veleiro pelas ilhas mediterrâneas, pedem-nos uma casa em um condomínio perto de um povoado no nordeste de Brasil. Sua única condição é que o orçamento não seja ultrapassado e que a obra esteja acabada em 10 meses.
Diante do escasso tempo para projeto e execução, foi proposto um volume simples para os dormitórios conectado através de pequenas pontes ao estar aberto, pavimentado em pedra como as tradicionais calçadas portuguesas. Este estar é protegido lateralmente por dois muros de pedra granítica e sobreado por uma cobertura de madeira.
O programa inclui, além da ampla área externa de estar, lavanderia, cozinha, e três quartos onde seus filhos podem se hospedar com suas famílias.
O volume dos dormitórios foram construídos em alvenaria estrutural de blocos de concreto, formando lâminas verticais entre as quais se introduzem painéis de bambu arranjados em espinha de peixe. O bambu sobrea a fachada, contribuindo para o comportamento térmico do edifício.
A casa se orienta aos ventos dominantes que passa pela água da piscina existente, atravessando a vegetação para entrar nos dormitorios, esfriando a brisa constante e refrescando o forte calor tropical.
Além da paleta de cores naturais, que vão da madeira ao bambu e a pedra natural, o volume dos dormitórios foi pintado em azul mediterrâneo, uma cor tão familiar aos clientes.