- Área: 168 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Aitor Estévez
-
Fabricantes: Baxi, Iroko, Palau Alpicat
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe o desenho e a construção de uma residência unifamiliar suburbana localizada em um lote de 600 m2.
Em termos gerais, a área urbana em que se localiza a casa é formada por lotes com uma considerável taxa de ocupação e possibilidade de edificar, dispondo de separações mínimas não muito generosas em relação aos lotes vizinhos.
Tudo isso deriva de um tecido residencial menos adensado, o que era desejável inicialmente, então como produto dessa circunstância propõe-se uma casa priorizando sua privacidade em relação às edificações vizinhas.
Para isso, projeta-se uma casa em forma de "U", implantando-a à mínima distância permitida pela legislação em sua margem oeste, dispondo na lateral leste uma fachada de dois pavimentos e majoritariamente fechada, contrariando a presença da edificação vizinha.
Na margem oposta, a leste, a distância em relação ao vizinho é mais larga, resultando em uma fachada de um único pavimento na qual se localizam as aberturas do programa noturno da residência. O impacto da edificação vizinha neste lado é menor do que no lado oposto.
O lado mais curto do "U" funciona como elemento articulador da entrada e o acesso à residência, assim como dos percursos horizontais na mesma. Nesta ala se dispõe uma varanda que vincula diretamente o jardim externo ensolarado, espaço onde existe uma piscina, com a sala interna.
Um pátio posterior, majoritariamente escuro, situa-se entre ambos lados compridos do "U". Este pátio se relaciona intimamente com a cozinha, a sala, assim como o acesso e o percurso interno da casa.
O espaço destinado à cozinha e à sala se aproveita de um pé-direito duplo, dispondo de um estúdio diáfano no primeiro pavimento.
Toda a casa se materializou com o mesmo tijolo cerâmico de obra aparente.