O MVRDV apresentou um projeto alternativo para o Museu de Arte de Taoyuan. A proposta dos arquitetos holandeses não foi selecionada pelo concurso internacional de arquitetura organizado pela instituição responsável, a qual elegeu como vencedora a ideia concebida por Riken Yamamoto & Field Shop. O conceito apresentado pelo MVRDV, desenvolvido em colaboração com o JJP Architects and Planners, procurava criar um novo destino cultural centrado na natureza, transformando o museu na "cereja do bolo" da cidade.
Ao longo do processo, o MVRDV inspirou-se no mundo natural, reconhecendo o potencial do terreno na criação de novos espaços públicos para a cidade de Taoyuan, a qual encontra-se em um rápido processo de expansão, aonde já não é possível distinguir os limites entre o ambiente construído e natural.
Como parte da proposta, o rio que passa no limite sul do terreno é protegido por uma "borda verde" de reflorestamento e por onde passam uma série de caminhos e trilhas ecológicas. O parque existente, aonde o museu será construído, é transformado em uma "selva" com as fachadas verdes do museu abrigando diversas espécies de flores e plantas. Os elementos de água servem para proporcionar resfriamento evaporativo durante os meses mais quentes do verão.
Para evitar separações físicas entre o museu e o parque adjacente, uma série de edifícios menores foram criados, serpenteando pelo parque e permitindo acesso a partir de distintos pontos do terreno. apresentado pelo MVRDV como "volumes semelhantes a pétalas", as formas criam conexões e espaços sombreados através de uma série de elementos horizontais. Uma fachada de alumínio em tons de rosa aumenta a sensação vibrante da cor, enquanto que a cobertura verde com um jardim de cerejeiras potencializa a característica de um edifício incrustado em meio ao verde do parque.
A proposta do MVRDV e do JJP ficou com o terceiro lugar no concurso internacional para o projeto do novo museu. Você pode ver a proposta vencedora de Riken Yamamoto e Field Shop na íntegra aqui.
Via: MVRDV
Arquitetos
Localização
Blue Pond Park, Section 2, Gaotie South Road, Zhongli District, Taoyuan City, Taiwan 320, TaiwanArchitect (MVRDV)
Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de VriesArchitect (J J Pan & Partners)
Joshua Pan, Su ChungweiDesign Team (MVRDV)
Winy Maas, Wenchian Shi, Hui Hsin Liao with Cosimo Scotucci, Daehee Suk, Boris Maas, Alessio Palmieri, Vedran Skansi, Javier Lopez Manchero, Seul Lee, Maria StamatiDesign Team (J J Pan & Partners)
Joshua Pan, Su Chungwei, David Lee, Wu Yu-Chiao, Sung Hsiu-Tzu, Shao Ching, Tseng Yen-Chin, Chen Yang-Sheng, Hsieh Wei-Lun, Hsiao Chun-Hao, Ady TsaiImagens
Antonio Luca Coco, Luca Piattelli, Francesco Vitale, Kirill Emieianov, Pavlos Venturis, Giovanni ConiPaisagismo
TOPOTEK1Engenharia
Steensen VarminConsultores
Envision Engineering Consultants, Environmental Arts Design, The Urbanists Collaborative, Yuan-Tai Engineering Consulting Co. Ltd, Majestic Engineering Consultants, INC., Taiwan Tech and Pei-ni Beatrice HsiehÁrea
29000.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias
Riken Yamamoto's "Hill" Wins Competition for Taiwan Art Museum
Riken Yamamoto & Field Shop has released images of the proposed Taoyuan Museum of Art in Taiwan, having won an international competition for the scheme's design in 2018. Acting as a symbolic gateway to the heart of the city, the architect's vision was for a hub where every visit leads to new discoveries and experiences.