- Área: 303 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tatjana Plitt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O requerimento do cliente consistia em projetar uma extensão para uma casa vitoriana que funcionaria como um lar multi-geracional e faria uma conexão melhor com o jardim. "Eu cresci em uma casa da Merchant Builders que foi fortemente influenciada pelo modernismo dinamarquês de meados do século", observa o cliente "e eu queria que a nova casa fosse influenciada por isso".
Isso se traduziu em uma edificação que utiliza formas simples, acabamentos naturais e muita luz natural. Alvenaria exposta é usada para dar textura e calor, adquiridos também por pisos de carvalho e janelas de cedro - todos oleados com acabamento mate. Formalmente, a casa encontra o terreno para manter uma conexão próxima com o jardim, de modo que é possível sair da cozinha para pegar alguns legumes ou ir nadar desde a sala de estar em um dia quente. O resultado é uma casa arejada que parece descomplicada e leve.
A chave da funcionalidade foi o foco na sustentabilidade. A casa é orientada para maximizar o ganho solar no inverno, mas é sombreada por elementos externos móveis e fixos no verão. O sol fornece água quente e energia, e a água da chuva é coletada para a piscina, banheiros, lavanderia e jardim.