-
Arquitetos: Aranguren&Gallegos Arquitectos
- Área: 3 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Iwan Baan, Fredrik Nilsen
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Alu-Stock, Cree, XAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Fundação ICAM MIAMI é um museu que se entrega à cidade e que foi concebido para se tornar uma referência artística internacional e um ícone do cenário cultural de Miami. A estratégia arquitetônica utilizada para atingir este objetivo é baseada em um volume cúbico luminoso, como uma “Caixa Mágica”, um “Boite à Miracle”, aberto em suas duas frentes, norte e sul, através de duas fachadas perfuradas e reflexivas.
Na fachada sul, a entrada principal parece uma passagem transversal e é o lobby do museu que, por sua vez, faz a conexão com o jardim de esculturas, localizado na porção norte. A fachada sul é metálica, de alumínio, e ao mesmo tempo brilhante, solar, que reflete e anuncia os eventos que serão realizados no museu. Ela é fechada, protegendo as salas de exposição da radiação solar direta do sul e é perfurada por pequenas aberturas luminosas numa geometria triangular que evoca os movimentos laterais dos fortes ventos de furacões. Sob o plano metálico, flutuando, uma faixa horizontal é criada no nível da rua, uma sombra onde aparecem as letras do ICA MIAMI, grandes e profundas, como as colunas que sustentam o edifício.
O museu abre-se para o norte através de uma fachada de vidro, que permite a entrada de luz natural nos salões e abriga instalações e criações artísticas temporárias feitas com diferentes tipos de iluminação ou adesivos no vidro. As salas de exposição são espaços neutros, brancos e luminosos, com pé-direito suficiente para abrigar instalações de grande escala. O complexo do museu apresenta também um um espaço exterior, o "Jardim das Esculturas", concebido como uma grande sala de exposições ao ar livre.