- Área: 300 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos, inspirados pela casa tradicional vietnamita, projetam uma residência com três espaços separados e cobertura inclinada, porém, usando uma linguagem arquitetônica moderna e forte. Ao mesmo tempo, o projeto maximiza a eficiência da ventilação dividindo o telhado em duas partes e criando um pátio; alocando, também, dois corredores para conectar o telhado. Desta forma, foram gerados o pátio e as grandes paredes porosas que trazem a brisa para dentro da casa
A casa tradicional do Vietnã é extrudada de frente para trás, criando espaços funcionais contínuos. Os limites desses espaços são estimados pela luz com intensidades diferentes. O layout utiliza a direção do vento nas diferentes estações do ano. Aproximando-se da casa, em primeiro lugar, é possível vivenciar o jardim frontal feito por peças de argila oca, que podem absorver a chuva e reduzir o calor no piso. A seguir, está um espaço de amortecimento que criou a transição de luz do quintal para a sala de estar, sala de jantar e dormitório.
A área da cozinha e outros espaços funcionais estão localizados no lado norte, o que é uma vantagem para a cozinha tradicional, quando muitos membros da família estão visitando os moradores. O mezanino acomoda dois dormitórios, uma área de relaxamento e leitura e um longo corredor conectando todos os espaços da casa através de duas escadas em ambas as extremidades. Procuramos criar um espaço contínuo desde dentro para fora, para que as crianças possam brincar e se movimentar livremente em toda a casa sem ficarem confinadas por paredes separadas.