- Área: 160 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Costas Vergas
-
Fabricantes: Concrete surfaces Develime, Crystal pools, EXPA, Fabrica furnitures, Sto Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência de veraneio com 160 metros quadrados está situada em um bairro tranquilo e elegante na cidade de Naousa, na ilha de Paros. É uma casa para uma família de músicos onde os volumes brancos são estruturais e, como simples cubos, seguem os vazios e as massas dos edifícios vizinhos, proliferando desde as vistas para o mar e camuflando-se no contexto. O microcosmos da residência evolui ao redor da piscina e do pátio interior "protegido". O espaço exterior flui como uma espiral desde o pátio térreo até o terraço superior que possui uma vista magnífica para o mar e para o povoado de Naousa. Ao lado da piscina, o estúdio de música também serve como dormitório de hóspedes. Os materiais utilizados são simples e minimalistas: pisos e tetos de concreto, esquadrias de metal cinza e paredes de cor branca brilhante remetendo às Cíclades.
A residência segue os princípios do desenho bioclimático. O isolamento térmico nas coberturas e um novo sistema de isolamento para as paredes protegem o espaço interior das extremas condições climáticas criadas pelos fortes ventos do norte nessa parte da ilha. A casa funciona duplamente, com sua fachada principal na rua, convertendo-se em uma tela de cinema durante a noite onde o vento cria uma coreografia muda das sombras móveis das plantas, um convite silencioso para que a música entre na cena. A residência recebeu o prêmio de melhor projeto finalizado em 2017 entregue pela Sociedade Grega de Arquitetos SADAS-PEA.
Revestimentos de concreto: Os revestimentos de concreto caracterizam esse edifício. De fácil manutenção, essas superfícies são construídas na casa em referência à arquitetura tradicional das Cíclades, onde os móveis formam parte da estrutura da casa. Essas superfícies foram tratadas em alto contraste para exceder sua natureza poética, rural e "primitiva".