NP2F, em colaboração com Marion Bernard, Point Supreme e Jacques Lucan, venceu o concurso para um novo instituto na Porte d'Aix Plaza em Marselha, França. Uma combinação de pesquisa e educação em escala mediterrânea, o Instituto Mediterrâneo de Cidades e Territórios ligará três volumes programáticos: o Edifício Ateliê, o Edifício do Fórum e o Edifício de Experimentação e Pesquisa. As três formas compõem um "sistema progressivo e uma composição precisa" orientada em torno de um pátio em forma de Y.
Os edifícios se encaixam no pano de fundo de Marselha através da "continuidade com espaços públicos e vistas das ruas circundantes". A arquitetura de Marselha é caracterizada pela interseção de espaços interiores e exteriores. O Instituto também utiliza saliências de concreto e espaços verdes íntimos para criar uma "suavidade" para os usuários.
No térreo, o pátio central serve como continuação da entrada principal. Ele é projetado para ser a "extensão da cidade no coração do Instituto". Por outro lado, o pátio mais urbano do prédio de pesquisa é uma "animação" da avenida. Todas as coberturas dos edifícios estão programadas para se beneficiar das vistas do mar, da cidade e das montanhas.
Notícia via: NP2F.
Arquitetos
Localização
10 Boulevard Charles Nédelec, 13001 Marseille, FrançaArquiteto Responsável
NP2FÁrea
12500.0 m2Ano do projeto
2021Fotografias
Courtesy of NP2F