- Área: 360 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Attilio Fiumarella
-
Fabricantes: CIN, Cinca, Efapel, Equation, Ofa, Sanitana, Valadares
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Visconde Setúbal é uma obra de reabilitação, a um edifício do século XX, situada no centro da cidade do Porto. A Casa burguesa foi transformada numa residência estudantil. Devido ao requerimento dos proprietários em utilizar a cor azul inspiramo-nos em diversas obras de Eric Gunnar Asplund como a Villa Stenmann para os muros exteriores e a Lister County Courthouse, entre outras, para os espaços interiores.
A arquitetura tradicional da aldeia piscatória de Costa Nova (Aveiro) também foi relevante para o desenvolvimento do desenho da fachada traseira. O edifício desenvolve-se ao longo de quatro andares nos quais, três deles estão acima da cota da rua e um deles abaixo. Na cave localizam-se duas cozinhas e os espaços técnicos e utilitários. A cozinha principal possui acesso direto ao jardim traseiro, onde no final do mesmo é possivel encontrar um espaço de arrumos.
Pelos pisos 1, 2 e 3 estão distribuídos 9 quartos duplos e individuais. A cozinha principal funciona como uma sala de estar informal que – com a ajuda do jardim traseiro – oferece um espaço de convívio para os estudantes. Este espaço combina a estrutura original em pedra, a estrutura de betão armado e a estrutura em pilares de pinho.
Os móveis da cozinha, também em pinho, dialogam com esta última estrutura. A fachada principal da casa apresenta janelas em madeira trabalhada de um valor notável. De forma a conseguirmos preservá-las concebemos uma segunda janela com vidro duplo e portada integrada – uma solução de excelente desempenho e mais económica que uma janela em PVC.