- Área: 26000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ana Mello, Pedro Mascaro
-
Fabricantes: BLUE WAVE Waterpark Equipaments, Benito Urban, Cecrisa, Centru, Conforme projeto, Cumaru, Deca, Docol, Dulux, Fernando Jaeger, Neocon, Gobos, Pufolandia, Fantasy Play, Gail, HUFCOR, Itaim Iluminação, Jatobá, Kraten, Lumicenter, Lumini, MMCITE, Breton, Melhoramentos, Neocon, +11
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurada no último dia 10 de março de 2018, na zona leste da cidade de São Paulo, em um bairro com pouca oferta de cursos profissionalizantes bem como de outros serviços e equipamentos de interesse público, a Nova Unidade do Senac São Miguel Paulista traz projeto arquitetônico do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana concebido de modo estratégico para fortalecer a proposta pedagógica contemporânea da instituição educacional. Com 26 mil metros quadrados (26.000 m²) construídos em um terreno com área aproximada de 8 mil metros quadrados (8.000 m²) e localizado na esquina da Avenida Marechal Tito com a Avenida Rosária, a maior unidade já construída do Senac São Paulo oferece cursos técnicos de longa e curta duração nas áreas de informática, beleza e bem-estar, saúde, gastronomia e hotelaria, com 80% de sua oferta destinada para vagas gratuitas.
Arquitetura, Educação e Convivência Social
O projeto de arquitetura da Nova Unidade Senac São Miguel Paulista traz soluções que valorizam convivência e integração social, entre as quais se destacam calçadas largas e uma praça na entrada principal criadas para acolher, além dos estudantes, a população do entorno. Uma “alameda” que cruza o térreo do complexo de ensino composto por três blocos interligados, conecta esta praça principal a outra, interna, e aos pavimentos térreos dos edifícios no nível da rua. “É uma via de pedestres concebida para incentivar o uso do espaço por quem vive na região. Nesse trajeto, os visitantes, convidados a adentrar na edificação, encontrarão logo na entrada pela Marechal Tito, a biblioteca e, mais adiante, um auditório, com atividades e eventos abertos ao público”, explica Adriana Levisky, arquiteta urbanista sócia titular da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana.
O terreno, bastante arborizado, motivou a manutenção das árvores existentes e a construção de espaços qualificados para o convívio entre práticas educacionais e atividades de lazer, convivência, estudos ao ar livre e entretenimento. “Uma das diretrizes que buscamos foi manter ao máximo a vegetação pré-existente. A massa arbórea no centro do terreno gerou uma grande praça interna para a qual vários laboratórios e salas de aula, rodeados por vidros transparentes, estarão voltados. Enquanto desenvolvem suas atividades, os estudantes poderão usufruir do verde e da iluminação natural. Quem está fora enxerga o que acontece internamente, como uma verdadeira vitrine de cursos profissionalizantes e vice-versa. É a aproximação dos espaços público-privado”, esclarece Adriana Levisky.
Flexibilidade
A concepção, os sistemas construtivos e a distribuição dos espaços foram pensados por Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana para valorizar a flexibilidade de uso do equipamento de ensino. Dessa forma, a Nova Unidade do Senac São Miguel Paulista reúne corredores largos, que se transformam em áreas de convivência junto ao hall dos elevadores, compostas por lounges didáticos onde, por exemplo, é possível ministrar aulas em um formato mais descontraído e fluido.
A comunicação visual e a luminotecnia exercem papel fundamental para a ambientação dos espaços. Integrados à arquitetura, a linguagem de cores e pictogramas, bem como os percursos luminosos facilitam a orientação do usuário na percepção e usufruto dos ambientes. Os pavimentos são temáticos e cada modalidade de curso tem sua cor específica: a gastronomia adota o vermelho, já a informática o amarelo, e os seus respectivos mobiliários seguem o mesmo tom de forma lúdica e sensorial.
Adicionalmente, a simulação de ambientações reais proporciona aos alunos dos cursos técnicos um contato com a prática profissional. O curso de gastronomia, por exemplo, dispõe de uma confeitaria e de uma cozinha industrial. Já os estudantes de hotelaria encontram toda a estrutura de um verdadeiro bar para o preparo de coquetéis, além de um ambiente que recria perfeitamente uma suíte pronta para receber hóspedes.
Volumetria
Um dos desafios na composição volumétrica dos três blocos de edificações que compõe a Nova Unidade do Senac São Miguel Paulista foi reduzir o ruído intenso proveniente da Avenida Marechal Tito, com a implantação do bloco principal voltado para a mesma. “Na fachada principal, optamos por especificar uma caixilharia composta por vidros fixos com proteção acústica”, explica Levisky, “E, ainda, por tratar-se de um bloco de proporções extensas, foi projetado com um grande átrium central coberto por uma cúpula de vidro laminado que filtra adequadamente os raios solares ao mesmo tempo em que ilumina o interior da edificação”, diz Levisky.
De modo estratégico e integrado, a composição volumétrica dos três blocos projetados está diretamente relacionada às atividades educacionais que serão ofertadas na nova unidade do Senac São Paulo. O bloco principal, mais alto, foi concebido para a realização da maioria dos cursos profissionalizantes. O bloco central, com dois pavimentos, traz um auditório no pavimento térreo para 200 pessoas com entrada acessível a partir da praça interna e foi projetado para a realização de cursos nas áreas de editoração, rádio e televisão, no primeiro pavimento. A praça interna deste bloco central garante a interligação entre todos os blocos do conjunto construído. Já o terceiro bloco, acolhe a ala administrativa, bem como os cursos de paisagismo, visagismo e moda, além dos pavimentos de garagem.
O bloco principal conta, ainda, com sistema de fachada ventilada composta por um grande mosaico com placas de agregado cimentício e de material reciclado, com janelas de vidro duplo e micro persianas embutidas na caixilharia. Brises metálicos nas faces norte e oeste protegem as fachadas expostas à incidência solar intensa e conferem estética contemporânea para a edificação. A face sul, protegida da incidência direta dos raios solares, traz uma fachada completamente envidraçada que se debruça sobre a praça, criando um ambiente ao mesmo tempo intimista e bem iluminado, propício aos estudos.
“Já no bloco que traz um edifício com lajes de estacionamento, a fachada é envolvida por tecido ventilado, fixado em estrutura metálica complementar e serigrafado com informações que podem ser constantemente alternadas e atualizadas em um divertido diálogo com a população que por lá passa”, conclui a arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana.