-
Arquitetos: INDARQ
- Área: 600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Leonardo Méndez
-
Fabricantes: Embosacada, M.V., O.A., Pavicrom, Templex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao visitar o local designado para o projeto, encontramos duas pré-existências diferentes: uma artificial e pequena, na forma de uma construção existente. O outro, natural e extenso, na forma de uma paisagem. Estamos interessados em reforçar o segundo e atenuar o primeiro.
A serenidade do local nos sugeriu intervir de forma leve, assumimos a impossibilidade de ser invasivo com a paisagem natural, para o qual optamos por emprestar a paisagem e prefigurar o projeto com base nisso. Nós tomamos a inclinação do terreno para definir o movimento do solo, semi-enterrar, para que o projeto seja um pouco introvertido vestido com a textura do lugar e uma linha horizontal formada pelo muro de contenção e coroamento do telhado.
O sistema construtivo busca reforçar a premissa de não entrar em contato com as ortogonalidades do trabalho com o terreno orgânico, o que levou às desencontrar as paredes dos pisos através de pequenas vigas de fundação, o que abre a possibilidade de se poder quebrar as paredes naquelas vigas para ventilação. O telhado e os componentes metálicos separados por uma parede de pedra que suporta o talude, são introvertidos, buscam sempre que toda a estrutura metálica se mantenha introvertida, deixando toda a vegetação possível em vista na tentativa de resgatar a cor que nos recebeu no primeiro dia.