- Área: 450 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mauricio Fuertes
-
Fabricantes: Hydro Deck, Labor Legno, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote em questão é uma faixa de terra, com uma proporção comprimento-largura de 6 por 1, que emerge das rochas banhadas pelo mar. Em uma área de construções consolidadas, levantou-se esta residência em dois pavimentos mais subsolo. A proporção extrema do terreno, e o fato das vistas estarem orientadas para norte, foram as condicionantes principais do projeto. Uma parede de pedra seca de 47 metros de comprimento estrutura a residência no sentido sul-norte.
Esta parede, junto com a casa principal e um volume de serviço, configuram um pátio aberto onde se localiza a piscina e os terraços cobertos e descobertos. No térreo, a presença do muro de pedra é dominante, e conecta o mar com a piscina. As salas de estar e jantar, junto com a cozinha, formam um espaço contínuo que se expande tanto para o norte, quanto para o sul.
No primeiro pavimento foram criados pátios, gerando três corpos onde se distribuem dos dormitórios. Por meio desses pátios internos, se obtém privacidade, proteção solar e a condição de aproveitamento das vistas para o mar. Na fachada leste, os vazios gerados por esses pátios se alternam com os vazios gerados pelos terraços cobertos no térreo, para gerar um ritmo que define a proposta volumétrica da residência.