- Área: 649 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Walter Salcedo
-
Fabricantes: Cosentino, FV, Hidromasajes Córdoba, Johnson Acero Amoblamientos, Pierinelli, Piletas Pilar, San Luis, Shawer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada dentro do bairro Los Quebrachos no extremo noroeste da cidade de San Luis (Argentina).Trata-se de uma moradia permanente para uma família conformada por um casal com três filhos pequenos no momento da construção. Durante o processo de desenho existiram pedidos muito específicos que o programa precisou incorporar. O mais importante, por seu alcance e natureza, foi contar com um grande espaço fechado para atividades de recreação e algumas práticas esportivas devido à limitação que impõe o vento Chorrillero para as atividades nos espaços abertos.
As características do lote e seu entorno foram consideradas como determinantes da definição formal, funcional e material do projeto. Sendo as mais importantes:
- Localização do terreno aos pés da montanha e com três vistas a serem exploradas: montanha da Cruz, cidade de San Luis e campo de golf do bairro;
- Desnível do terreno de 3 metros no sentido diagonal leste-oeste;
- Presença habitual e intensa, pela proximidade da serra, do vento Chorrillero que sopra desde o norte;
- Existência de vegetação nativa no terreno, na sua maioria árvores de pouca estrutura e arbustos;
- Zona de probabilidade média de tremores sísmicos.
Uma vez consolidados os requerimentos e as condicionantes, foram estabelecidos os critérios que guiaram as decisões projetuais:
- Identificar os setores livres de árvores para determinar o espaço de implantação da casa. Conservar os grupos de árvores nativas existentes e minimizar a extração de exemplares;
- Aproveitar o desnível do terreno de maneira que, ao ter duas plantas, a inferior esteja semi-enterrada e a nível da calçada e, na planta superior, a nível da cota mais alta do fundo do terreno;
- Divisão do programa em 2 setores: espaço de habitar propriamente dito e volume de lazer e recreação. Ambos com funcionalidade, acesso e trânsito independente e, por sua vez, com vistas de comunicação.
Os materiais utilizados são o concreto aparente no volume da cota superior e a pedra San Luis cinza escura como uma base no nível inferior do terreno. Ambos materiais respondem adequadamente às exigências de baixa manutenção e bom comportamento na área de terremotos.
As conexões visuais entre espaços através de grandes superfícies envidraçadas é uma constante no projeto: os olhares podem passar de um espaço para o outro, e também podem transpassar vários espaços para obter as vistas do entorno circundante. Essas conexões visuais em múltiplos sentidos, que ao mesmo tempo não descuidam da intimidade dos espaços, são as que outorgam um caráter unitário a um programa, que apesar de ser uma moradia unifamiliar, é muito complexo.