- Área: 258 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Elsa Ramirez
-
Fabricantes: Artco, KERLITE, KingBlock, Luminárias, Vidrios y Mamparas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia se desenvolve em uma urbanização muito próxima a Reserva Natural de Paracas com vista para a baía. As condições climáticas particulares do lugar são resolvidas ao projetar uma base maciça que serve como barreira para os fortes ventos da tarde. Isso permite que no interior seja criado um jardim privado. O volume-base contem a maior parte do programa da casa e para cada um desses ambientes projeta-se na fachada uma pequena profundidade que protege o interior do vento direto e cria uma adequada privacidade para o usuário. O ritmo da composição desses vãos e aberturas unifica a base e confere uma leitura sólida. Sobre esse primeiro nível ergue-se um volume quase cúbico que é ressaltado por suas proporções e coroa a geometria da casa. Esse cubo concentra os ambientes principais assim como as circulações e conexões com o restante dos espaços.
A residência procura conversar com a paisagem circundante, o deserto. Para isso, opta-se por cores e texturas que expressam os materiais no seu caráter mais bruto. Utiliza-se o concreto exposto, cimento polido e blocos de concreto tanto no exterior como no interior. A madeira de reciclagem ressalta pontualmente o espaço de entrada e o parapeito do segundo nível. Reboco, pintura e chapas de cor branca são utilizados no interior em um único volume inscrito no espaço da área social.
O programa inclui, no primeiro pavimento, um estar com entrada dupla, kitchenette, dormitório com banheiro, área social com hall, sala de estar, de jantar e cozinha, banheiro de hóspedes, dois dormitórios adicionais, cada um com um banheiro e área de serviço completa. No segundo nível está localizado o dormitório principal aberto com banheiro e ampla vista ao mar.