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Contexto do projeto: Uma estrutra incrustada na Montanha
Localizado no povoado de Xin, província de Henan, este projeto é a principal estrutura construída no Parque Nacional das Montanhas Dabie, uma importante porta de entrada para as trilhas naturais que sobem a montanha.
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O terreno do B Garden situa-se no alto de uma pequena colina e ao pé da montanha. As estruturas estão implantadas em ambas margens do rio que atravessa o acampamento. Como em uma típica paisagem chinesa, a situação da encosta proporciona vistas que se abrem para ampla paisagem ao sul enquanto o rio flui naturalmente pelo terreno. A nova estrutura foi projetada para substituir uma série de casas que encontravam-se em completo estado de abandono.
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Uma pousada bucólica
Inicialmente o proprietário e os arquitetos divergiram sobre alguns aspectos do projeto. O cliente esperava por uma organização que proporcionasse o maior número possível de quartos, enquanto os arquitetos defendiam a ideia de disponibilizar um maior número de atividades à serviço do camping. Após uma avaliação do projeto como um todo, ambos lados gradualmente chegaram a um consenso: em vez de uma simples pousada ou um amontoado de edifícios de uso coletivo, as novas estruturas serviriam a diversos usos, incluindo quartos, um café, uma casa de chá e um auditório, bem como um espaço de meditação. Entretanto, estas funções não encontram-se isoladas, muito pelo contrário, elas estão interligadas e conectadas por uma rede de espaços de uso comum.
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Os edifícios adquiriram um caráter “complexo” incorporando a ideia de um lugar "bucólico" que faz referência não apenas à paisagem montanhosa de Dabie, mas também às atividades que abriga, desde o agro-turismo mais tradicional até atividades menos óbvias como escaladas e meditação. Ao invés de servir apenas como uma pousada familiar, o B Garden foi concebido como um ambiente bucólico e divertido.
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Espaço
Devido às restrições físicas do entorno, o projeto do B Garden consiste em uma série de edifícios horizontais implantados deslocados uns dos outros de modo a melhor aproveitar a área útil do terreno. Os edifícios se conectam através de percursos sinuosos que proporcionam uma série de novas perspectivas a medida que nos deslocamos pelo espaço.
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Outros importantes elementos do projeto são os pátios. Os arquitetos acreditam que a sua relação entre os espaços abertos e fechados é uma das mais importantes contribuições da arquitetura vernacular chinesa para a arquitetura contemporânea. Assim, os percursos criados através dos espaços interiores e exteriores servem também para criar uma espécie de diálogo, como uma "intervenção" entre o espaço construído e o natural, sem que nenhum deles sobressaia sobre o outro. Os caminhos não servem apenas para conectar estes dois elementos, mas também para explorar esta relação interior-exterior. Portanto, os pátios servem para criar uma certa ruptura entre cada um dos edifícios, criando uma série de espaços livres e abertos.
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Os acessos e percursos não são óbvios. Eles encontram-se ocultos e se revelam à medida que os visitantes se deslocam pelo espaço. A ideia é manter uma certa privacidade e fazer com que os hóspedes descubram os elementos ao longo do caminho, onde estas relações vão se revelando aos poucos.
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O projeto da piscina e a maneira com que os arquitetos trabalharam com a luz e a sombra colaboram com a criação de uma atmosfera ainda mais dramática. A paisagem refletida na superfície d'água, a qual se revela a partir de distintos pontos do edifício, incentiva as pessoas a parar, admirar e fotografar esta fusão entre arquitetura e paisagem.
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Atmosfera
Como a morfologia da palavra sugere, "Bieyuan" não é um hotel butique e tampouco um hotel fazenda, mas um meio termo entre as duas coisas. A atmosfera de "Bieyuan" deve ser leve, mas não em excesso; os dias neste lugar devem ser relaxantes, um encontro entre o homem e a natureza e principalmente, um encontro entre as pessoas, para diminuir a distância que existe entre elas.
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Por se tratar de um projeto de arquitetura contemporânea, os arquitetos procuraram desenvolver uma nova tipologia, mas sem abrir mão da aconchegante atmosfera das tradicionais casas chinesas. Por isso o principal material utilizado na construção foi o tijolo vermelho, comumente utilizado na década de 1980. Combinando este material mais tradicional com outros mais modernos criou-se uma sensação de confronto, fazendo que o edifício pareça ainda mais atraente no contexto onde esta inserido.
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O interior do edifício é simples e sem ornamentos, expondo os materiais em seu estado bruto e rústico. Assim como desejavam os arquitetos, esta estratégia tem a ver como o nome do projeto - "Bieyuan", o qual deve transmitir a ideia de uma vida simples, longe da rotina caótica e os excessos da cidade.
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